Grupos iniciam trabalho para inovar a Schützenfest:
A 35ª Schützenfest de Jaraguá do Sul ocorrerá de 6 a 16 de novembro, no Parque Municipal de Eventos. A maior festa de atiradores do Brasil, já teve sua data definida e promete repetir o sucesso das edições anteriores. A Prefeitura e a organização iniciaram na quarta-feira (21) o Encontro de Ideias, para promover melhorias gradativamente, com a formação de grupos de trabalho a partir de um mapa de percepções relacionadas à cultura alemã, cultura do tiro, gastronomia, cerveja/bebidas, serviços, turismo, comunidade e comércio.
O encontro realizado no Centro Empresarial contou com a representação das sociedades e clubes de tiro, autoridades, membros da CCO, de cervejarias e outras lideranças. Foi apresentado uma síntese da festa dos atiradores e os números crescentes a partir de 2015 quando ela foi requalificada durante mesa redonda e alterado o período festivo para novembro, medida que se mostrou acertada.
Em 2024, foram batidos vários recordes como público de 157.802 visitantes, 118.047 tiros disparados e 223.354 copos de chope consumidos. O presidente da CCO, Paulo Chiodini, explicou que algumas mudanças serão realizadas já em 2025, mas a partir do Encontro de Ideias, as alterações serão realizadas gradativamente.
O prefeito Jair Franzner disse que a festa está boa, mas é preciso melhorar mais. “Não perseguimos recordes, mas qualidade”, falou. Ele disse que espacialmente o Parque de Eventos é limitado e que será feito um plano diretor para o melhor aproveitamento do espaço e eventualmente aquisição de áreas próximas.

“Queremos inovar sem perder a essência da festa, o vínculo familiar e as tradições”, disse. Como convidado, participou Guilherme Benno Guenther, presidente da Vila Germânica, que organiza a Oktoberfest, em Blumenau, que chega a 4Oª edição. Ele mostrou números e dados da maior festa da cerveja das Américas, deu dicas importantes que podem ser introduzidas também na Schützenfest, em relação a desfiles, decoração, gastronomia, promoção da festa, entre outras.
“Vocês devem utilizar bem o título de Capital Nacional dos Atiradores, reconhecimento federal, para comercializar a Schützenfest e a experiência de o visitante participar da prática do tiro em estande oficial e de todas as opções que são oferecidas”, citou Guilherme.
A empresa Bubbeless foi contratada para trabalhar as melhorias pretendidas, a partir das percepções dos grupos formados, que terão outros encontros, ainda, para equalizar as prioridades definidas no encontro preliminar do dia 21.