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Com obras em todas as regiões de Santa Catarina, sendo que 13 delas já foram entregues, o Programa Estrada Boa – o maior da história rodoviária do Estado – avança também no Vale do Rio Itapocu. Uma das obras nesta região é a duplicação da SC-108, em um trecho de 10 quilômetros entre Guaramirim e Massaranduba. O governo catarinense, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), está investindo R$ 100 milhões.
Em abril, o governador Jorginho Mello vistoriou a obra, em especial os trabalhos no Viaduto Brühmüller. De acordo com o secretário Jerry Comper, “já temos quase 25% da terraplenagem pronto e vamos nos aproximando rapidamente de 10% de pavimentação, bem como as obras de arte, que estamos com quase 30% concluídas. Esta é uma obra para desafogar um gargalo viário, dar mais segurança e trazer ainda mais desenvolvimento para essa importante região do Estado”, explica.
Comper diz que além dos 10 quilômetros de duplicação anunciados, outros cinco quilômetros de revitalização já estão concluídos, melhorias que não eram feitas ali há décadas. “Todo o traçado inicial do segmento rodoviário em duplicação também passa por revitalização total”, acrescenta.
No total, praticamente 10% da obra está concluída. O projeto prevê a construção de três viadutos, uma ponte nova sobre o Rio Itapocu (já iniciada), além da recuperação da pista atual.
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Obras de arte também avançam com viaduto e pontes no trecho
Segundo o governo do Estado, as obras de arte em execução são o viaduto da Vila Brümüller e a ponte sobre o rio Putanga. Na Vila Brümüller, as vias marginais estão prontas e mais a execução das fundações, com estaca raiz. Posteriormente serão executados os blocos, pilares e superestrutura da obra de arte.
Na ponte sobre o Rio Putanga, a limpeza do terreno está pronta e em fase final da terraplenagem. O início da cravação das estacas pré-fabricadas será nesta semana. O fincamento da estaca raiz será após conclusão das estacas do Vila Brühmüller.
Além delas, existem outras frentes no trecho situado entre os quilômetros 37 da 42 da rodovia, com terraplenagem, drenagem e alargamento de pista.
Em relação à ponte sobre o rio Itapocu, que terá 212 metros, já foi vencida a etapa de desapropriação e iniciada a terraplenagem do ramo principal, que terá um aterro de mais de 30 mil metros cúbicos. Após a execução da estaca raiz da ponte sobre o rio Putanga, a empresa mobiliza a estrutura para iniciar a ponte sobre o rio Itapocu.