Os catarinenses podem pagar o IPVA e taxas vinculadas ao veículo, como licenciamento e registro, via PIX a partir desta segunda-feira (4). A medida, implementada pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) e do Detran/SC, busca modernizar o sistema, reduzir a burocracia e facilitar a vida dos contribuintes.
O governador Jorginho Mello destacou que a iniciativa acompanha o uso cotidiano da ferramenta financeira. “Todo mundo já usa o PIX no dia a dia, e agora também vai poder usar para pagar o IPVA e outras taxas do carro, de forma rápida e sem complicação. É mais praticidade, menos burocracia e um serviço público que acompanha a realidade das pessoas”, disse.
O pagamento por PIX será processado em poucos minutos, sem limitação a bancos credenciados, podendo ser feito por qualquer instituição financeira. A novidade também gera economia aos cofres públicos, pois com a inciativa o governo prevê uma redução de cerca de R$ 2,2 milhões por ano em tarifas bancárias, considerando que 30% dos contribuintes usem a nova modalidade.

Governo de SC libera pagamento do IPVA via PIX
Para pagar via PIX, o boleto do IPVA contará com QR Code. A quitação pode ser feita em cota única ou parcelada em até três vezes (PIX ou código de barras). Também segue disponível o parcelamento no cartão de crédito em até 12 vezes.
Atenção aos golpes
O Governo alerta que o QR Code deve ser gerado exclusivamente no Detran Digital, acessado com login GOV.BR, ou pelo atendimento virtual Catarina. Não serão enviados códigos por SMS ou e-mail. Em caso de suspeita de fraude, o contribuinte deve acionar o Detran e a Polícia Civil.
A adesão ao PIX integra a estratégia de modernização e desburocratização do Estado, que já utiliza a modalidade para ICMS, ITCMD e taxas da Segurança Pública.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br