O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando neste mês de agosto a entrega de 526 cadeiras de rodas e de banho a pacientes do Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), em Florianópolis. O investimento nos equipamentos soma R$ 1,8 milhão e faz parte dos 1.818 meios auxiliares de locomoção disponibilizados em 2025 para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, o CCR é referência nacional e tem ampliado a oferta de atendimentos desde 2023, com foco na entrega de órteses, próteses e cadeiras personalizadas, sempre com atenção especializada em reabilitação.

As entregas das cadeiras seguem um cronograma:
- Dias 5 e 7 de agosto – 220 cadeiras de banho com aro de propulsão.
- Entre 12 e 15 de agosto – 150 cadeiras de rodas motorizadas.
- Dias 18 e 25 de agosto – 156 cadeiras de rodas adaptadas, sob medida.
Para o diretor do CCR, Marcelo Lemos dos Reis, mais do que equipamentos, as cadeiras representam dignidade e transformação na vida de centenas de pessoas e suas famílias.
Pacientes atendidos neste mês são das seguintes cidades:
Agrolândia, Agronômica, Anita Garibaldi, Antônio Carlos, Apiúna, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Balneário Rincão, Barra Velha, Benedito Novo, Biguaçu, Blumenau, Bom Retiro, Bombinhas, Braço do Norte, Brusque, Caçador, Camboriú, Campos Novos, Cerro Negro, Chapecó, Cocal do Sul, Criciúma, Cunha Porã, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Formosa do Sul, Forquilhinha, Gaspar, Guabiruba, Guaramirim, Imbituba, Indaial, Ipuaçu, Iraceminha, Irani, Itajaí, Itapoá, Ituporanga, Jaguaruna, Jaraguá do Sul, Joinville, José Boiteux, Laurentino, Lebon Régis, Leoberto Leal, Maravilha, Massaranduba, Monte Castelo, Navegantes, Nova Veneza, Ouro, Palhoça, Penha, Ponte Alta, Porto Belo, Porto União, Pouso Redondo, Praia Grande, Princesa, Quilombo, Rio do Sul, Rio Negrinho, Saltinho, Santo Amaro da Imperatriz, São Bento do Sul, São Domingos, São João Batista, São João do Sul, São José, São Lourenço do Oeste, Schroeder, Seara, Sombrio, Tijucas, Timbó Grande, Tubarão, Turvo, Urubici, Urussanga, Xanxerê e Xaxim.
Como ter acesso
O processo para solicitação começa na unidade básica de saúde, que faz os encaminhamentos conforme a necessidade e complexidade do caso. No CCR, o paciente passa por avaliação interdisciplinar, recebe o equipamento adequado e segue em acompanhamento.
Com 53 anos de atuação, o CCR é referência em reabilitação física e intelectual, produção e manutenção de próteses, e distribuição de meios auxiliares de locomoção para pacientes do SUS.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!