A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, emitiu um alerta sobre golpes que utilizam a crise de intoxicação por metanol para enganar consumidores. Sites fraudulentos estão anunciando supostos “reagentes” capazes de identificar a presença da substância em bebidas alcoólicas, mas esses produtos não existem no mercado.
Os anúncios direcionam os usuários para páginas falsas, com o objetivo de roubar dados pessoais — como CPF — e obter vantagem financeira. A Senacon esclarece que não há kits de testagem para metanol disponíveis para a população, e que qualquer oferta nesse sentido deve ser tratada como potencial golpe.
Governo busca soluções reais com universidades
A secretaria, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), mantém diálogo com universidades públicas para conhecer e avaliar tecnologias em desenvolvimento. “Identificamos modelos de testagem com potencial para contribuir com a detecção de metanol e estamos avaliando a viabilidade técnica e regulatória para que essas soluções possam ser utilizadas com segurança. A Senacon segue acompanhando o tema com prioridade e responsabilidade”, destacou o diretor do DPDC, Osny da Silva Filho.

Orientações aos consumidores
A recomendação é que os consumidores verifiquem sempre a procedência e a autorização de sites antes de realizar qualquer compra. Em caso de dúvida ou suspeita de fraude, é possível registrar denúncia no consumidor.gov.br ou procurar o Procon local.
Fake news sobre outros produtos também preocupam
A Senacon também desmentiu boatos sobre contaminação por metanol em itens como café, água e refrigerantes. Não há registros oficiais que comprovem essas alegações. O órgão reforça a importância de buscar informações em fontes confiáveis e não compartilhar conteúdos duvidosos.
golpe golpe
Fonte: Agência Gov.
Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202510/senacon-alerta-para-golpes-com-falsos-testes-de-deteccao-de-metanol
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!


















