O golpe das lojas online falsas é atualmente a fraude de compras mais comum no Brasil, segundo levantamento divulgado pelo g1. O esquema domina em quase todos os estados, com exceção de Roraima e Acre, e tem no Distrito Federal o maior número de ocorrências.
Os criminosos utilizam redes sociais como ferramenta principal para atrair vítimas, inclusive pagando por anúncios em plataformas como Instagram e Facebook. Um dos alvos mais recentes são os perfis de hotéis e empresas reais, que são clonados para divulgar promoções falsas.

O levantamento analisou cerca de 11.800 denúncias na SOS Golpe entre janeiro e maio de 2025. Dessas, 5.300 (45,1%) estão relacionadas a golpes de compra. Os demais 54,9% envolvem outros tipos de fraudes digitais, não ligadas a compras.
O Distrito Federal é o local de maior registro de fraudes digitais no Brasil e também lidera o ranking de ocorrências do golpe da loja falsa, de acordo com o índice elaborado pelos pesquisadores
Segundo a pesquisadora Yasmin Curzi, da Universidade de Virgínia, há uma “profissionalização” nos golpes, com uso de CNPJs de fachada e sites com aparência realista. Ela defende maior atuação de órgãos como o Procon e a Senacon.
Como se proteger:
- Desconfie de preços muito baixos
- Verifique o endereço do site
- Pesquise a reputação da loja
- Evite usar Wi-Fi público para compras
- Nunca pague fora dos canais oficiais
O alerta é claro: se a oferta parecer boa demais para ser verdade, provavelmente é um golpe.
Fonte: G1
Leia também: Mais de 15 pessoas denunciam loja de veículos por golpe em Jaraguá do Sul
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br