O Campeonato Catarinense, de 2026, começou a ser organizado fora das quatro linhas. Nesta segunda-feira (13), foi realizado o Conselho Técnico da principal competição do futebol de Santa Catarina. Na reunião, foi definido o novo regulamento do campeonato além de outros detalhes sobre a disputa. O estadual da próxima temporada será iniciado em 7 de janeiro e terá o seu encerramento em 8 de março, com 12 datas no total. Com o novo formato, todos os clubes da elite jogarão entre 10 e 12 partidas no Campeonato Catarinense.
Regulamento
Campeonato Catarinense:
O novo regulamento terá uma mudança significativa em relação às últimas temporadas: os 12 clubes estarão divididos em duas chaves na primeira fase. Os times de um grupo jogarão contra a outra chave, ou seja, os duelos de etapa inicial serão de Grupo A x Grupo B, totalizando seis rodadas. Cada time jogará três partidas como mandante e outras três como visitante, os quatro primeiros de cada chave irão avançar para as quartas de final e os dois últimos jogarão o quadrangular do descenso.

A divisão dos grupos foi feita de acordo com a colocação do estadual na última temporada:
- Grupo A: Avaí (1º Série A), Camboriú (2º Série B), Concórdia (10º Série A), Marcílio Dias (8º Série A), Brusque (6º Série A), e Joinville (4º Série A);
- Grupo B: Chapecoense (2º Série A), Carlos Renaux (1º Série B), Barra FC (9º Série A), Figueirense (7º Série A), Criciúma (5º Série A) e Santa Catarina (3º Série A).
Os clubes de futebol entrarão em campo nas quartas de final (confrontos dentro do próprio grupo), semifinal e final. Os duelos ocorrerão em partidas de ida e volta, os dois finalistas garantirão vaga na Copa do Brasil e também na Copa Sul/Sudeste de 2027. Os dois clubes com melhor campanha, sem vagas garantidas em competições nacionais, irão se classificar para a Série D de 2027.

Quadrangular para o descenso:
Os quatro times jogarão entre si, em turno e returno, para definir a permanência na elite para 2027. O melhor quinto colocado da primeira fase iniciará o quadrangular com um ponto, apenas o primeiro colocado da disputa garantirá a vaga na Série A de 2027. Os três últimos jogarão a Série B de 2027, a decisão visa adequar as competições do calendário catarinense ao novo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que terá início no próximo ano.
Saiba mais do futebol: Seleção chega em Tóquio para amistoso com o Japão

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp


















