Um tornado foi confirmado pela Defesa Civil em Barra Bonita, o menor município de Santa Catarina, no último sábado (20). O fenômeno causou estragos significativos, principalmente na zona rural e em parte do centro da cidade.
A tempestade, que também provocou queda de granizo na região, deixou cerca de 30 casas destelhadas e derrubou árvores e postes de energia, deixando toda a população sem luz. As localidades de 13 de Maio, Cruz e Souza, Caçador Baixo e Alto Caçador foram as mais afetadas, além de plantações.
De acordo com a Defesa Civil, a identificação do tornado foi possível através da análise de registros de ocorrências e imagens de drone, que revelaram um trajeto com características típicas do fenômeno, como telhados arrancados e árvores derrubadas.




Previsão de mais temporais
A instabilidade do tempo deve continuar em diversas regiões do estado. O risco é considerado muito alto para o Oeste, Meio-Oeste, Extremo-Oeste, Planaltos e Vales, devido ao avanço de uma frente fria que mantém o tempo instável até a manhã de segunda-feira (22).
A Defesa Civil alerta para temporais fortes que podem atingir o Oeste e o Sul do estado. A instabilidade deve se intensificar na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e no Norte Catarinense entre a tarde e a noite de domingo. Na madrugada de segunda, a chuva persiste, mas o tempo deve firmar ao longo do dia, à medida que a frente fria se afasta.
Fotos: Defesa Civil SC
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!