Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br
FICA OU NÃO FICA
O PSDB e o Podemos se preparam para anunciar uma fusão entre os partidos. Os ajustes finais foram confirmados por dirigentes das duas legendas. Segundo membros dos partidos, a oficialização do acordo deve dar início a uma segunda rodada de negociações. Nela, serão definidos o estatuto, o programa partidário e até o nome da “fusão”. Se confirmada, os partidos podem chegar a ter a sétima maior bancada da Câmara, em números atuais, com 28 deputados. No Senado terá a quarta maior bancada, com sete senadores.
FICA OU NÃO FICA 2
Outrora robusto na Assembleia Legislativa de SC, os tucanos têm apenas dois deputados – Vicente Caropreso e Marcos Vieira – e o Podemos três. Essa fusão não tem agradado. O deputado Vicente é um deles. Depois de 34 anos no PSDB, sua única filiação, o deputado, que é pré-candidato à reeleição, tem convites de outros partidos e analisa a possibilidade real de fazê-lo, haja vista que com a fusão ficará livre para continuar na nova sigla, ou migrar para outra, sem perda de mandato. Vicente coordena a Frente Parlamentar Norte-Nordeste na Alesc.
FICA OU NÃO FICA 3
Pelo andar da carruagem, esse deve ser o caminho. Já recebeu convites, como da União Progressista Brasileira, federação formada pelo PP e União Brasil. O declínio do PSDB é resultado direto das eleições de 2022, quando registrou seu pior desempenho eleitoral. Na época, a sigla se federou ao Cidadania, em uma tentativa de melhorar os resultados. E melhorar os resultados é o que o deputado Caropreso quer nas eleições de 2026. Ele já está em pré-campanha e projeta 55 mil votos. Está atualmente prestando contas do seu trabalho.
Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br
CADÊ VOCÊS?
Presença notada de poucos vereadores na cerimônia que lembrou o Dia da Vitória, na Praça do Expedicionário, na manhã de sábado. Apenas três de primeiro mandato deram o ar da graça. Foi um acontecimento histórico, lembrando de um episódio triste da história mundial, da qual 97 pracinhas da região participaram, dos quais cinco tombaram em combate. Prestigiar momentos como este é dever de quem detém mandatos. Claro que nem sempre é possível participar, mas o Legislativo municipal poderia estar mais bem representado na cerimônia.
PARTILHA DO COMBUSTÍVEL
Mais uma dor de cabeça para o prefeito Adriano Zimmermann, de Guaramirim. Mais de uma centena de municípios de SC assinaram um manifesto discordando da forma de distribuição do repasse da cota-parte do ICMS referente à distribuição de combustíveis. O movimento é liderado pela Amunesc e entregue à Secretaria de Estado da Fazenda. O foco da discussão é a partilha do ICMS gerado pela entrada de combustíveis da Petrobras em cidades como Itajaí, Guaramirim e Biguaçu. Se, de fato, isso ocorrer a perda de ICMS retornado será considerável.
PARTILHA DO COMBUSTÍVEL 2
Estima-se que o valor adicionado de combustíveis para Guaramirim seja superior a 40% do total. A Amvali já se manifestou ao governador Jorginho Mello a respeito da proposta de compartilhamento do valor adicionado da Petrobrás, reclamando que não foi convidada para discutir sobre o funcionamento dos terminais que os três municípios sediam, inclusive sobre os reflexos negativos e financeiros destas instalações. A entidade defende que o foro legítimo para discutir o mérito seria a Fecam. O assunto é complexo e vai demandar muitas discussões.
Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br
PENSANDO GRANDE
A Agência de Desenvolvimento Local de Guaramirim (ADL) faz na quinta-feira, 15 de maio, às 18h, no auditório da Aciag, a apresentação do Masterplan Guaramirim 2050, pelo escritório contratado de Guto Índio da Costa e Luiz Eduardo Índio da Costa, um dos mais renomados do País. O Masterplan pode ser considerado a cereja do bolo da administração em termos de planejamento. A ideia não é somente para quatro anos, mas de longo prazo, para as próximas décadas. A participação empresarial no pagamento dos custos da contratação é fundamental.
MAIS ÁGUA
Também na quinta-feira, às 11h, na divisa entre Schroeder e Guaramirim, será realizado o ato de abertura do fornecimento de água potável por atacado, em virtude da situação de emergência decretada, para atender a demanda do bairro Vila Amizade e adjacências. O prazo é de meio ano, podendo ser prorrogado por mais seis. Guaramirim vai pagar R$ 3,32 por metro cúbico adquirido. Recentemente a Prefeitura de Guaramirim fez idêntico convênio com o Samae de Jaraguá do Sul. Essa colaboração entre municípios nos momentos de crise é salutar.
NOVA EMISSORA
Desde o final de abril, a Massa FM 106,9 MHz entrou no ar em caráter experimental, com abrangência no Norte de Santa Catarina. A emissora alcança Joinville, a maior cidade do Estado, e Jaraguá do Sul, um dos principais polos industriais do Brasil. A nova emissora entra no ar oficialmente ao meio dia do dia 14 de maio. A Massa FM integra a Rede Guararema de Rádios e terá estúdios simultâneos em Jaraguá do Sul e Joinville e, do mesmo modo, dois parques de transmissores, prometendo inovar no conteúdo radiofônico da região.
NOVO TÉCNICO
O treinador italiano Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira. Ele assinou contrato com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na segunda-feira (12), na Espanha. Ele fica, inicialmente, até o final da Copa do Mundo de 2026. É um baita treinador, que terá de ser duro com a fogueira de vaidades dos jogadores, para que o público possa, novamente, assistir espetáculos dentro do campo com atletas que honram a camisa e a tradição de cinco títulos mundiais. Avante Carlo, benvenuti al calcio brasiliano.