Ocorreu no sábado (4), a cerimônia de inauguração do busto em homenagem ao ex-governador Antônio Carlos Konder Reis, realizada no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis. A obra, assinada pelo renomado artista catarinense Plínio Verani, foi oferecida pela família Gomes como um gesto de gratidão pelo legado deixado por uma das figuras mais marcantes da história política, cultural e social do estado. Ao longo de sua vida, ocupou cargos de destaque como governador, senador, deputado federal e estadual. Também foi advogado, escritor e bacharel em Museologia pelo Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.
LIGAÇÃO COM JARAGUÁ – Konder Reis está também ligado à história política de Jaraguá do Sul. Era ele o governador do Estado quando em 1976 a cidade completou o centenário de fundação. Agora, já se prepara para a comemoração do sesquicentenário, em 2026. Ele veio para a comemoração e ao lado do prefeito Eugênio Strebe abriu a exposição nos balões infláveis instalados no final da Marechal Deodoro, ainda lembrados pelos contemporâneos. Foi no seu governo, igualmente, que foi inaugurada a sede da Fundação Educacional Regional Jaraguaense (Ferj) e a SC-301, a rodovia que liga a BR-101 a Jaraguá do Sul, hoje a BR-280.
Flávio José: coluna de política, variedades e assuntos relevantes de toda a região do Vale do Itapocu. Flávio José – e-mail da coluna: flavio@observamais.com.br
MERCADO MUNICIPAL – As obras de revitalização e ampliação do Mercado Público Municipal devem ser entregues pela empreiteira nesta semana. Isto não significa que será reaberto de imediato. A ideia da Prefeitura é que uma entidade a administre e faça todo o processo legal de ocupação, mas não existe data. Portanto, vai demorar, ainda, para funcionar plenamente. O tapume deve ser reduzido apenas para o entorno do Mercado Municipal e, com isso, trabalhos externos poderão ser realizados para dar uma “nova cara” ao local, principalmente no trecho da estação cultural até onde fica a construção. Mas, está muito lerdo isso, é preciso apressar.
CENTRO HISTÓRICO – A revitalização do Centro Histórico deve seguir o padrão do Calçadão e da Praça Ângelo Piazera. O projeto está pronto e, em princípio, deve abranger o lado direito da Getúlio Vargas, onde ficam as antigas estações e o Mercado Municipal. Está em processo de licitação pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Inicia na rua ao lado da antiga Câmara de Vereadores até o final da Getúlio. Haverá equipamentos novos, segundo informações, mas sem tirar a questão histórica que é fundamental preservar. As obras devem ser entregues até a comemoração dos 150 anos da cidade. O Femusc vai abrir a programação, em janeiro.
Flávio José: coluna de política, variedades e assuntos relevantes de toda a região do Vale do Itapocu. Flávio José – e-mail da coluna: flavio@observamais.com.br
BRASIL SOBERANO – Na quarta-feira (8), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, às 9h30min, acontece a apresentação das medidas emergenciais do BNDES no âmbito do Plano Brasil Soberano. O BNDES irá operar as linhas de crédito do Plano Brasil Soberano – conjunto de medidas do Governo Federal para apoiar as empresas impactadas pela elevação das tarifas de importação sobre produtos brasileiros pelo governo norte-americano. A caravana está percorrendo o país para apresentar as medidas emergenciais, principalmente nas regiões com entidades empresariais e empresas exportadoras, para tirar dúvidas e oferecer suporte.
PARA ONDE VAI? – O plano audacioso da WEG anunciado na semana passada de investir R$ 1,1 bilhão, parte no parque fabril de Jaraguá do Sul e em município próximo, gerou muita expectativa. Pela leitura das declarações, o novo parque fabril para equipamentos de grande porte, deve ficar em Guaramirim, pela proximidade da matriz e por atender as exigências da companhia quanto as estratégias de logística. Nada foi informado oficialmente, ainda. É apenas uma conjectura da coluna. O importante é que o investimento bilionário ficará na região, gerando empregos, renda e possibilidade de abertura de novas empresas prestadoras de serviço.
Flávio José: coluna de política, variedades e assuntos relevantes de toda a região do Vale do Itapocu. Flávio José – e-mail da coluna: flavio@observamais.com.br
ANTÍDIO VICE – Muita água vai correr pelos rios catarinenses até a definição das candidaturas para as eleições de 2026. Jorginho Mello vai a reeleição e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues também quer. E uma indagação já corre. Quem será o vice de Jorginho? A boca pequena comenta-se que o deputado Antídio Lunelli poderia ser o nome, embora ele diga que vai à reeleição. Se existe fumaça tem fogo…
JOÃO PREFEITO – A participação constante do vice-prefeito João Pereira, o João da Metalnox, nos eventos em Jaraguá do Sul já é vista como sinal de uma possível candidatura a sucessão de Jair Franzner. Nos bastidores já têm políticos de expressão trabalhando para isso.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!



















