Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br
ÂNIMOS QUENTES – Ainda repercutindo os embates entre vereadores na sessão de quinta-feira, na Câmara de Jaraguá do Sul. Principalmente de Jair Pedri, cobrando o posicionamento de Onésimo Sell, que pegou a presidência do Samae com convite de ir para o PSD, a quem, teoricamente, o cargo pertence. Mas, Onésimo segue no MDB, sem nenhuma perspectiva de mudar de partido. O clima político, com muitas feridas abertas, não tem perspectivas de melhorar em curto prazo. Relacionamentos à parte, o que não pode é travar o desenvolvimento da cidade. (Assista a sessão citada clicando neste link)
ÂNIMOS QUENTES 1 – O “malvadão” da vez na disputa por cargos, ou na distribuição deles, é Leonel Floriani. João Berti estava no olho do furacão e agora, parece, que o foco foi desviado dele. Leonel tomou as rédeas do jogo e tem muita gente chorosa pelo caminho, criticando-o. O jogo do poder não é fácil. É a falsidade.com. Há, ainda, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Thiago Sarmanho vem fazendo um belo trabalho, tem o aval do prefeito, mas o PSDB quer outro Tiago no seu lugar. Que já teria, inclusive, se reunido com alguns integrantes da Secretaria.
CIDADANIA HONORÁRIA – Deputado Vicente Caropreso recebeu na sexta-feira (23), o título de Cidadão Honorário de Massaranduba, concedido pela Câmara de Vereadores. Autoria é dos vereadores Fabiano Kempski, José Diomar Stringari e Joanir Lewandowski, ainda em 2024. A sessão foi bastante concorrida. A homenagem é pelos relevantes serviços prestados ao município. Vicente é do PSDB, partido que colaborou bastante para a eleição do prefeito Moacir Kasmirski, que é do União Brasil. Esse partido pode ser o próximo destino de Caropreso, segundo os bastidores.
Flávio José: coluna de política, variedades e assuntos relevantes de toda a região do Vale do Itapocu. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
ELEIÇÕES DE 2026 – A corrida pré-eleitoral já começou. Os deputados eleitos da região devem buscar a reeleição, mas muitos outros surgirão. Um provável nome é de Edson Junckes, candidato a prefeito em 2024 pelo PL. Depois da eleição ficou sumido. Mas, tirou foto com o governador Jorginho Mello na inauguração da subestação da Celesc em Guaramirim, na semana passada. Sinal de que poderá estar nas urnas em 2026? Será uma jornada difícil. Os vereadores do partido não devem apoiá-lo, em princípio, por compromissos já assumidos com outros pretendentes.

ANATEL NA AVEVI – A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi, comemorou na segunda-feira (26), os 15 anos de sua reativação, iniciativa que partiu do ex-vereador Marcos Mannes. A entidade fará a sua assembleia no dia 28, quarta-feira, às 19h, na Câmara de Guaramirim, com debate sobre questões relacionadas à qualidade dos serviços de telecomunicações e a fiscalização das operadoras na região. Confirmaram presenças o gerente Juliano Slongo Romão e o coordenador de fiscalização, Stevan Grubisic, da Anatel de SC. Pauta boa para cobranças.
Flávio José: coluna de política, variedades e assuntos relevantes de toda a região do Vale do Itapocu. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
SEGURANÇA NA SAÚDE – A fúria de uma paciente que quebrou equipamentos públicos na Unidade Básica de Saúde do Chico de Paulo, na quinta-feira (22), motivou o encaminhamento de moção a Prefeitura, de todos os vereadores, apelando “medidas urgentes e eficazes” para reforço na segurança. Já os vereadores Charles Salvador e Fernando Alflen vão além. Querem sistema de monitoramento por câmeras de segurança e instalação de botão de acionamento de emergência em todas as UBS, para garantir a segurança dos profissionais e dos usuários. Segurança nunca é demais.
DINHEIRO ESQUECIDO – O Banco Central anunciou na segunda-feira (26) uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR): a partir de 27 de maio, será possível habilitar uma solicitação automática de resgate de valores. Em 13 de maio, o BC informou que que ainda existiam, nas instituições financeiras, R$ 9,13 bilhões em “recursos esquecidos” pelos clientes. O balanço considera valores contabilizados em março. O Ministério da Fazenda informou que não há prazo para clientes resgatarem os valores nas instituições financeiras. Já verificou o seu extrato?