Aos heróis da FEB,toda honra e glória!
Você sabia que a atuação dos pracinhas brasileiros no teatro de operações na Itália foi decisiva para derrotar as tropas de Adolf Hitler? Nesta quinta-feira (8) transcorrem as celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória, que marcam a vitória sobre a Alemanha nazista na 2ª Guerra Mundial. A data integra o calendário nacional russo. Vale destacar que a rendição incondicional dos alemães aconteceu às 23h01 da noite de 8 de maio de 1945 na Europa Ocidental, quando já passava da zero hora na capital russa.
Numa época em que é comum os brasileiros transformarem jogadores de futebol em “heróis”, em detrimento dos que merecem ser reconhecidos como tal, é sempre válido reforçar o verdadeiro conceito de heroísmo.

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) destinou 25.834 homens e mulheres para integrar o grupo dos Aliados. Atuaram no suporte às tropas norte-americanas em solo italiano e a maioria era composta por jovens sem experiência com armamento, mas superaram as dificuldades iniciais e demonstraram bravura nas batalhas. Logo após o término da 2ª Guerra, foram reconhecidos em depoimentos pelos soldados norte-americanos, porém, essa importância foi esquecida nas décadas seguintes.
FEB Jaraguá presta homenagem no sábado
Em Jaraguá do Sul, uma homenagem organizada aos combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) acontecerá às 10h deste sábado, na Praça dos Expedicionários, ao lado do Terminal Urbano, com a presença confirmada de autoridades municipais, do Exército Brasileiro e de familiares dos que lutaram para varrer o Nazismo (que infelizmente ainda perduram em núcleos formados por neonazistas mundo afora).
O último pracinha de Jaraguá do Sul, Walter Hertel, morreu aos 101 anos em 3 de maio de 2024. Ele foi soldado e atuou como relojoeiro de 1940 a 2008, com grande participação comunitária. Em 2019, Bubi Hertel, como era conhecido, recebeu o título de “Cidadão Benemérito” da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Já em 2020, com 100 anos, lançou o livro “Diário da Segunda Guerra Mundial na Sociedade Cultura Artística (SCAR).

FEB A atuação dos catarinenses
Dados do Exército Brasileiro apontam que os 451 miliares que tombaram no front italiano foram sepultados no Cemitério Militar Brasileiro na cidade de Pistóia, onde permaneceram até 1961, quando os restos mortais foram exumados, cremados e trazidos ao Brasil, para o Mausoléu do Monumento dos Mortos da Segunda Guerra, no aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.
Dos 956 catarinenses da FEB, 29 morreram em ação. Destes, quatro do Vale do Itapocu: cabo Harry Hadlich, e os soldados Antônio Carlos Ferreira, Gumercindo da Silva e João Zapella, que nomeiam ruas centrais de Jaraguá do Sul.
Esses dados resgatei do livro “Os pracinhas do Vale do Itapocu”, escrito pelo capitão reformado Ferdinando Piske, que também escreveu “Anotações do “front” italiano”, publicado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em 1984. Ferdinando Piske faleceu em 30 de outubro de 2018, aos 85 anos. Também atuou como jornalista e radialista. Ainda hoje guardo com orgulho essas duas obras autografadas por ele.

“Gringo” descobre relevância dos pracinhas da FEB
O norte-americano William Jeffrey, que tem uma página no Instagram intitulada “Diacho de Gringo”, pesquisou e descobriu sobre a dimensão da participação decisiva dos combatentes brasileiros durante a ação na Itália e para o esforço de guerra, “ignorada por boa parte do mundo”. Descobriu que o Brasil também forneceu bases aéreas navais em Natal e Recife, no abastecimento das aeronaves americanas ao longo da costa, para as tropas que lutavam que lutavam contra os alemães no Norte da África, e também com recursos naturais, como a borracha, no esforço de Guerra.
“Tomaram Monte Castelo em 1945, o que permitiu o avanço dos soldados norte-americanos para a vitória na Itália. Enfrentaram aviadores do Eixo. Na minha humilde opinião, esses brasileiros honrados que deram a vida na Guerra, merecem ser reconhecidos no mundo inteiro”, declara William Jeffrey. O depoimento completo de Jeffrey, ex-âncora de TV nos Estados Unidos, e as postagens dele sobre o Brasil podem ser acessadas no Instagram, na página @diachodegringo.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br