Joaçaba recebeu nesta quarta-feira (17) um grupo de 12 agências de viagem de Aracaju, credenciadas pela Masterop Operadora, em parceria com a Secretaria de Turismo de Santa Catarina (Setur/SC). O objetivo da visita foi conhecer e mapear os principais atrativos da Rota da Amizade, criando roteiros que serão comercializados no Nordeste e deverão trazer novos visitantes à cidade e região.
Na recepção estiveram presentes o Secretário de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos, Paulo Krause, o Diretor de Turismo e Eventos, Vinícius Carrel, o Intendente de Cultura, Pedro Peretti, e a Diretora de Políticas Públicas da Setur/SC, Dirlei Barbieri Rofner.
Cultura e carnaval o ano todo
Pela manhã, os visitantes participaram de um “tour de carnaval”, conhecendo a Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale. Além de acompanhar de perto o processo de confecção das fantasias, puderam vivenciar a tradição carnavalesca local em uma aula de samba e percussão.

Joaçaba Joaçaba Joaçaba Joaçaba Joaçaba
Gastronomia em destaque
No almoço, o grupo degustou o prato campeão de vendas do 1º Circuito Gastronômico Vale dos Sabores, na Estação Pastel, reforçando a qualidade e diversidade da gastronomia regional.
Religiosidade e história
À tarde, os roteiros seguiram para o Santuário Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus, onde o bispo Dom Mário Marquez apresentou a história de Frei Bruno e a devoção à padroeira Santa Teresinha. A visita terminou no monumento Frei Bruno, um dos pontos de fé mais conhecidos do município.

Passo estratégico para o turismo regional
Para o Secretário Paulo Krause, a iniciativa é parte de um plano maior de valorização cultural e turística.
“Essa visita faz parte do nosso trabalho de valorização e promoção do turismo, em especial com o projeto do Carnaval o ano todo. Estamos criando condições para que a nossa cultura, a gastronomia e a religiosidade local façam parte de roteiros turísticos que atraiam visitantes de diferentes regiões do Brasil. A vinda dessas agências é fundamental para abrir portas e consolidar Joaçaba como destino atrativo para turistas do Nordeste e de todo o país”, destacou.

Próximos passos
O próximo estágio será o mapeamento das experiências vividas pelos agentes e a formatação de pacotes turísticos, que serão disponibilizados no mercado nordestino por meio da Masterop Operadora, em parceria com as agências participantes.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!