Falta exatamente um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas nos dias 9 e 16 de novembro em todos os estados e no Distrito Federal. Já nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a aplicação será nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da realização da COP30 em Belém.
Ferramentas de preparação disponíveis
Na reta final, os estudantes podem usar o Aplicativo MEC Enem – Simuladão do Enem, lançado nesta sexta-feira (10). A plataforma oferece simulados por área de conhecimento, correção automatizada de redações, materiais de reforço em vídeo e apostilas, além de um assistente virtual. Também foi disponibilizada a nova edição da cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do(a) Participante”, com informações sobre a matriz de referência e exemplos de textos nota máxima.
Documentação necessária no dia da prova
Com a proximidade do exame, é essencial que os participantes se atentem aos documentos obrigatórios. São aceitos:
- Cédulas de identidade expedidas por secretarias de segurança pública, Forças Armadas, polícia militar e Polícia Federal;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenha validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação (Lei n.º 9.503/1997);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997.
Para participantes estrangeiros, é obrigatória a apresentação de um dos seguintes documentos oficiais e originais com foto:
- Passaporte;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive refugiados (Lei n.º 9.474/1997);
- Carteira de Registro Nacional Migratório (Portaria nº 11.264/2020);
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (Portaria n.º 11.264/2020);
- Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente emitido por Estado parte ou associado ao Mercosul.
Itens obrigatórios e proibidos
A prova deve ser feita com caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente. Participantes com TEA poderão usar caneta colorida apenas para marcações no caderno de questões. Equipamentos eletrônicos são proibidos e devem ser guardados desligados no envelope porta-objetos antes da entrada na sala. Também devem ser guardados no envelope: óculos escuros, bonés, viseiras, gorros, canetas não transparentes e quaisquer outros objetos estranhos ao exame. Lanches são permitidos, desde que vistoriados pelo chefe de sala.

Enem: a principal porta de entrada para o ensino superior
Ao longo de mais de duas décadas, o Enem se consolidou como a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e Fies. Universidades públicas e privadas usam o exame como critério único ou complementar em seus processos seletivos. Além disso, os resultados podem ser utilizados em instituições portuguesas conveniadas, facilitando o ingresso de estudantes brasileiros no exterior.
Acesse a página do estudante: CLIQUE AQUI
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!


















