Na manhã de terça-feira, 14 de outubro, faleceu em Jaraguá do Sul o sacerdote dehoniano Padre Francisco Sehnem, também conhecido como “Padre Chico”, aos 82 anos de idade. Desde 2011, residia no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, na Barra do Rio Cerro.
Mesmo com a saúde fragilizada, nos últimos anos, Padre Francisco sempre manteve uma presença serena, olhar acolhedor e palavras firmes e paternas.
A Santa Missa de Exéquias, na quarta-feira (15), às 8h30min, na Capela do Noviciado, foi celebrada por seu confrade e amigo, desde o início do período seminarístico, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ (Arcebispo Emérito de Salvador – Bahia) e concelebrada por dezenas de sacerdotes. Posteriormente, seu corpo foi sepultado no cemitério da Congregação, junto ao Seminário de Corupá.
Padre Francisco era catarinense de Vargem do Cedro/São Martinho, onde nasceu em 6 de agosto de 1943, filho de José Carlos Sehnem e de Verônica Heinzen Sehnem. Seus antepassados eram originários de Briedel, às margens do Rio Mosela, na Renânia-Palatinado (Alemanha).
Faleceu o Padre Francisco Sehnem, SCJ. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Em 1956, ingressou no Seminário São José, em Rio Negrinho (SC). Professou os votos castidade, pobreza e obediência no dia 2 de fevereiro de 1965, no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul. Foi ordenado sacerdote em Vargem do Cedro, na data de 6 de dezembro de 1970, por Dom Anselmo Pietrulla, então Bispo Diocesano de Tubarão. Possuía mais sete irmãos, sendo que um deles Rafael, foi Irmão Religioso e Diácono Permanente na Congregação Dehoniana (falecido em 2003).
Durante os quase 55 anos de sacerdócio e 60 de vida religiosa na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, “Padre Chico”, exerceu vários encargos. Inicialmente como vigário cooperador da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, em Vila Maria – São Paulo (SP), de 1971 a 1978.
De 1979 a 1982, foi pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Terra Boa (PR). Posteriormente, dedicou-se aos estudos em Roma, especializando-se em Teologia e na devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
De volta ao Brasil, assumiu a função de Diretor da Casa de Retiros Padre Dehon, em Brusque, onde permaneceu de 1985 a 1987.
Faleceu o Padre Francisco Sehnem, SCJ. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Em 1988, residiu no Noviciado, em Jaraguá do Sul, onde atuou como formador. Em seguida, nos dois anos seguintes, exerceu a mesma função no Convento SCJ, de Brusque.
No ano de 1991, retornou ao Noviciado, dessa vez como Mestre de Noviços e Superior Local. Em 1994, concomitantemente à função de Mestre, desempenhou a importante missão de Conselheiro da grande Província BM, da qual a região Sul-brasileira passou a ser uma entidade com gestão e organização próprias, em 1995, tendo o Padre Francisco Senhem como seu primeiro Superior (de 1995 a meados de 2001).
Em 2002, voltou a residir em Roma, contribuindo com o “Centro Studi Dehoniani”, aprofundando ainda mais os estudos sobre o Coração de Jesus e sobre o Venerável Padre Leon Dehon.
No ano de 2004, passou a residir no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, sendo o encarregado da criação de um Centro Latino-americano de Espiritualidade Dehoniana.
Faleceu o Padre Francisco Sehnem, SCJ. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Em 2007, foi transferido para Vargem do Cedro, sua terra natal, onde desempenhou a função de administrador paroquial. No ano seguinte, retornou à formação, passando a residir no Seminário de Corupá, onde, também, foi superior local por um triênio.
Desde 2011, retornou, pela quarta vez em sua vida, ao Noviciado Nossa Senhora de Fátima, perpetuando seu compromisso com uma formação séria, eloquente, humana, integral e espiritual, levando seus formandos, confrades, sacerdotes, religiosos e leigos a uma profunda experiência com o Diviníssimo Coração de Jesus Cristo.
Padre Francisco, possuidor de ampla cultura e conhecedor de vários idiomas, deixou uma centena de textos produzidos, ensaios e livros publicados.
A Missa de sétimo dia de Padre Francisco Sehnem será celebrada na quarta-feira, dia 22 de outubro, às 19h30min, na Capela do Noviciado Nossa Senhora de Fátima. (Arquivo Provincial Padre Lux (APPAL).
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!




















