O Governo do Município de Jaraguá do Sul, por meio do Samae, prossegue com as obras de construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Centenário. A estrutura está sendo construída em um terreno com área de 44.135,40 m² e terá uma área construída de aproximadamente 30.000 m², localizada na Rua Germano Wagner, no bairro Centenário.
O diretor técnico do Samae, Tuhã Schmitt do Evangelho, explica que “as etapas iniciais da obra, de terraplanagem e estaqueamento do terreno, já foram finalizadas. Agora, a obra avança na construção dos reatores e decantadores, que estão sendo concretados, além da escavação das unidades do pré-tratamento, biodigestor e adensador de lodo, assim como a instalação das estruturas pré-moldadas dos prédios que compõem a ETE.
ETE Centenário segue em bom ritmo de obras e ficará pronta em 2027.Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Ao final da obra serão utilizadas 11.760 toneladas de concreto e 452 toneladas de aço, sendo que, até o momento, já foram utilizados um total de 1.200 metros cúbicos de concreto (aproximadamente 150 caminhões), 220 toneladas de aço e 10 km de estacas metálicas já implantadas”.
A nova estação irá substituir a ETE Ilha da Figueira, uma das mais antigas do município, que atualmente opera em sua capacidade máxima e que, posteriormente, será desativada.
O processo de tratamento de esgoto na nova estação será mais avançado e moderno, garantindo uma eficiência de 95% de remoção de matéria orgânica, um tratamento muito superior em relação à estação atual. Segundo o diretor-presidente da autarquia, Onésimo Sell, “na primeira etapa de operação, a estação poderá atender 70 mil pessoas, tratando mais de 390 milhões de litros de esgoto por mês.
ETE Centenário segue em bom ritmo de obras e ficará pronta em 2027.Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Já na segunda etapa, terá uma capacidade total para atendimento de 130 mil habitantes, e mais de 720 milhões de litros de esgoto serão tratados mensalmente”. As obras estão sendo executadas pela Construtora Monte Negro Ltda., vencedora do processo licitatório, e a previsão de conclusão é para 2027.
Com essas obras, Jaraguá do Sul avança ainda mais na área de saneamento, o que permitirá aumentar o índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto no município, que atualmente é de 91,49% na área urbana.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!




















