Representantes de sete entidades de Jaraguá do Sul que participam do programa Tampinha do Bem visitaram, na semana passada, a empresa Alcaplas, idealizadora da iniciativa. Com sede em Xanxerê, Oeste do estado, a empresa recebe material reciclável e repassa recursos para que desenvolvam ações nos municípios.
Participaram da visita representantes do projeto Fralda Solidária, Gang das Patinhas, AJINC, AJAE, Grupo de Voluntários Focinhos Carentes, Associação Estrela Guia Bethel e Ajapra. Juntas, essas entidades já receberam cerca de R$ 150 mil como resultado da coleta de tampinhas, recurso que tem ajudado muitos projetos sociais na comunidade.
Célio Bayer, vice-presidente regional da Fiesc no Vale do Itapocu, disse que a visita à empresa permitiu às entidades conhecerem o processo de reciclagem, o que ajuda a fortalecer o movimento solidário. “É um programa bem-sucedido, que a cada ano cresce mais em adesão, motivando mais pessoas e empresas a participarem”, comentou.
Alceu Lorenzon, diretor da Alcaplas, lembrou que Jaraguá do Sul é uma das cidades mais engajadas na campanha de coleta, tanto em volume quanto na participação de entidades. O empresário destaca o projeto Fralda Solidária, mantido pela Ação Solidária Adventista, como um dos mais ativos no estado, com resultados que beneficiam diretamente famílias mais vulneráveis e diretamente o Hospital São José com a doação de fraldas.
Os recursos ajudam na compra de materiais para a confecção de fraldas e, com isso, o projeto vem crescendo a cada ano. Durante a visita, as empresas e entidades receberam certificados de participação no programa.