Empresa inicia sondagem geológica geotécnica de local para o Centro Aquático. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Empresa contratada pela Prefeitura de Jaraguá do Sul está realizando serviços de engenharia, com fornecimento de materiais e mão-de-obra para serviço de sondagem rotativa, análises químicas, estudo de estabilidade de taludes e elaboração de laudo geológico geotécnico sobre o risco de construção civil relativo ao Centro Aquático Municipal, a ser implantado na Rua Goiás, distante 180 metros da esquina com a rua Expedicionário Ângelo Vicenzi, na Vila Lenzi.
Segundo o termo de referência, a finalidade é fornecer informações precisas e confiáveis sobre a composição e estabilidade do solo e subsolo do local determinado, por meio de realização de oito pontos de sondagem, perfuração em solo, rocha alterada, entulhos, rocha sã e/ou fraturada, para estudo geotécnico, ancoragem de estruturas, até atingir o impenetrável, ou camada espessa com mais de três metros consecutivos de solo residual.
Estima-se que a profundidade média de cada furo de sondagem seja de 40 metros. O projeto exige a instalação de poços de inspeção em três dos furos de sondagem para coleta de água, análise química das amostras, estudo de estabilidade de taludes adjacentes, mais a elaboração de laudo geológico geotécnico especificando os riscos inerentes à construção de obras civis nos locais sondados e no seu entorno, no caso o Centro Aquático, com piscinas olímpica e semiolímpica, arquibancadas e demais instalações.
Empresa inicia sondagem geológica geotécnica de local para o Centro Aquático. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Condições do solo determinarão a possibilidade da obra no Parque Arena
Atualmente a área está ocupada, em grande parte, por quadras em céu aberto, atividades recreativas e vagas de estacionamentos utilizados pelos visitantes do complexo esportivo Arena Jaraguá. A área em análise é do antigo lixão de Jaraguá do Sul, que foi implantado em 1977 e chegou a receber diariamente 80 toneladas de lixo residencial e comercial, em média, até seu fechamento, em 2003.
Em razão das características dos materiais depositados no aterro, existem, certamente, várias camadas de entulhos diversos no terreno onde se pretende implantar o Centro Aquático, por isso está sendo utilizada a sondagem rotativa para investigar as condições geotécnicas de maciços rochosos e solos impenetráveis com auxílio de um conjunto motomecanizado.
O estudo é necessário devido à imprevisibilidade dos obstáculos a serem atravessados até o leito rochoso. Em três furos de sondagem serão instalados poços de monitoramento para a retirada de amostras de água acumuladas para avaliação do nível de contaminação do solo por agentes corrosivos oriundos da decomposição do material do aterro.
O laudo geológico geotécnico tem como principal função identificar as condições geológicas e hidrogeológicas, avaliando o nível de fragilidade dos meios subterrâneos e superficiais (solo, subsolo e zona saturada) para entender as características do terreno e os riscos geotécnicos que podem afetar a área.
Empresa inicia sondagem geológica geotécnica de local para o Centro Aquático. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Com base na análise dos dados e na identificação dos riscos geotécnicos, serão feitas recomendações para mitigar ou evitar esses riscos, como a utilização de técnicas de contenção, a escolha de materiais adequados para a construção, resumindo as informações coletadas, as análises realizadas, as recomendações feitas e as conclusões obtidas.
O Centro Aquático Jaraguá terá piscina olímpica de 50 metros e outra multifuncional de 25 metros, mais arquibancadas, vestiários e sanitários de alvenaria e concreto pré-fabricado, cobertura e fechamentos laterais.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br