Dia do Cooperativismo terá ações solidárias em Massaranduba no sábado
O cooperativismo brasileiro vem crescendo ano a ano. No mundo, são mais de três milhões de cooperativas. Para fortalecer e apoiar ainda mais o crescimento do movimento, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a resolução Cooperativas no Desenvolvimento Social, que é uma importante declaração reconhecendo o papel vital das cooperativas no progresso das comunidades ao redor do mundo.
A decisão definiu o ano de 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, com a intenção de reforçar a relevância dessas organizações em impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável, especialmente em grupos vulneráveis como mulheres, pessoas com deficiência e povos indígenas.
Essa resolução não é apenas uma formalidade. Ela ressalta a capacidade transformadora das cooperativas na promoção da justiça social e na redução da desigualdade. Em Massaranduba, a Cooperativa Juriti lidera uma ampla programação na Praça Irineu Manke (da Prefeitura) no dia 5 de julho, sábado, iniciando às 8h, gratuito e aberto ao público.
A programação abre às 6h com a Corrida de Rua, com inscrição na Ativa Juliamar. Às 8h, a Câmara de Vereadores abre o seu plenário para a Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Rio Itapocu (Avevi) realizar assembleia especial em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas e Dia Internacional do Cooperativismo às cooperativas do Estado, com participação da Ocesc.
O secretário de Estado da Agricultura, deputado Carlos Chiodini, estará presente.

Dia do Cooperativismo terá ações solidárias em Massaranduba no sábado
Quinze casais receberão as certidões em casamento comunitário
Haverá corte de cabelo, passeio de charrete e cavalo, pula-pula, piscina de bolinha, pintura facial, perna de pau e escultura de balões. Como é um evento solidário, a organização pede a doação de um quilo de alimento e, em troca, ganha uma muda de árvore frutífera. Quem doar um agasalho receberá um brinde. E para cada cinco tampinhas de plástico, um chaveiro.
Os alimentos serão encaminhados para a Casa São José e os agasalhos, para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Jaraguá do Sul. No local haverá venda de pasteis e cachorro quente, com a renda revertida para a Apae de Massaranduba.
Terá igualmente aferição de pressão arterial e glicemia, feira da agricultura familiar e a segunda edição do casamento comunitário (civil), com a parceria do Cartório. Quinze casais terão a situação de relacionamento regularizada.
Com o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, a ação é liderada pela Cooperativa Juriti, com a participação da Sescoop/SC, Sicredi, Sicoob, Viacredi, Cresol, Cooperbam, Prefeitura de Massaranduba, Epagri, Sindicato Rural e outros parceiros, como o portal Observa+ e Jornal do Vale do Itapocu.

Dia do Cooperativismo terá ações solidárias em Massaranduba no sábado
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br Siga em nosso Instagram e em nosso facebook