Os vereadores de Jaraguá do Sul discutiram e aprovaram em primeira votação um projeto de lei do Executivo que busca promover a inclusão do Setor de Industrialização Sustentável Oeste (SE-IS Oeste) no Macrozoneamento Municipal. Com a criação da nova área, o município busca promover o crescimento industrial da cidade de forma ordenada, além de ampliar a base de arrecadação, a criação de empregos e atrair novos negócios e investimentos na cidade.
Ela compreende áreas vizinhas à JGS-80, à esquerda e à direita das margens do rio Itapocu e a oeste do bairro Nereu Ramos. Ela é seguida pela criação dos Setores Norte e Sul, já regulamentadas pelo Executivo Municipal, em bairros como João Pessoa, Santa Luzia e a região do Rio Cerro.
O projeto motivou um debate. O vereador Osmair Gadotti reforçou a importância do tema e disse que os proprietários rurais poderão desmembrar os seus terrenos para venda para empresas que possam vir a se instalar nessas áreas. Ele fez um apelo para que o Executivo também realize melhorias de infraestrutura socioeconômica para as áreas compreendidas.
Criação do Setor de Industrialização Oeste é aprovado em primeira votação. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País.
Sirley Schappo alertou para melhorias necessárias para a região, inclusive ambientais. “Quem analisou o PPA não viu uma vírgula em relação à infraestrutura para Nereu Ramos. A vereadora também ressaltou a importância do planejamento para novas unidades de ensino, creches, transporte público e a acomodação de novas pessoas no município.
Gadotti, em resposta, acentuou a influência da medida nas políticas tributárias da cidade. “Jaraguá do Sul precisa fazer frente à queda lenta, mas progressiva do ICMS.É claro que temos a necessidade absoluta de entender que a parte social tem que vir junto”, expôs.
Criação do Setor de Industrialização Oeste é aprovado em primeira votação. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País.
Questionamentos quando à infraestrutura dominam discussões sobre o projeto
O vereador Jair Pedri retomou a questão do déficit habitacional em Jaraguá do Sul em vista da criação de novos empregos na cidade. Ele disse preocupar-se com a falta de harmonia entre as secretarias, que uma faz o movimento, mas as demais não acompanham. E isso pode gerar um problema social. Vai dar trabalho, mas não se vai ter onde morar”, alertou. Ele cobrou que haja mais harmonia entre as pastas da Prefeitura para a criação de novas propostas.
O vereador Almeida também expressou preocupação pela falta de coordenação no Poder Público para o crescimento da cidade. “O PPA deixa claro a falta de comunicação entre as pastas, que beira a irresponsabilidade, naquilo que diz respeito à atuação e ao desenvolvimento de políticas públicas. Eu quero ver como é que nós vamos ver Jaraguá do Sul daqui quarenta, cinquenta anos”, disse.
Criação do Setor de Industrialização Oeste é aprovado em primeira votação. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País.
Ele também ressaltou pontos da arquitetura urbana que visam reduzir a existência de bolsões de pobreza. Rodrigo Livramento comentou os estudos feitos pelo Executivo para a instalação do SE-IS Oeste. “Esse diagnóstico deixa muito a desejar na profundidade dos temas que foram levantados aqui com relação a energia elétrica, com relação à água, esgoto, questão de mobilidade urbana. Tudo isso é levantado, mas é levantado de forma muito superficial, só para dizer que se foi feito algum tipo de atualização”, alertou.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País.
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!



















