Consultas médicas aumentam | A Secretaria Municipal de Saúde, apresentou o relatório de atividades do 2º quadrimestre (maio a agosto) de 2025, em audiência pública havida na Câmara de Vereadores na terça-feira (21). O secretário Rogério Luiz da Silva e os diretores da pasta falaram sobre as principais ações do período, abordando também questões como número de atendimentos e demandas de cada setor, os programas de promoção à saúde, as campanhas desenvolvidas e a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde no que diz respeito aos serviços ofertados à população. O Município conta com 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com 43 equipes de ESF.
Na atenção primária, que é a porta de entrada dos atendimentos via SUS, foram 9.096 de urgência, ou 25,6% a mais do que no mesmo período do ano passado; as consultas médicas totalizaram 99.782 (mais 6,81%), consultas de profissionais de nível superior (não médicos) 39.939, atendimento das farmácias básicas 96.277 (8,59% a mais).
Na atenção especializada, de maio a agosto foram 21.533 consultas médicas (6,81% a mais do que em 2024); Centro de Atendimento à Mulher 14.623 atendimentos, fisioterapia 37.957 e cirurgias e pequenas cirurgias, 1.892 e 3.189, respectivamente.
No período foram aplicadas 71.647 vacinas, 6.789 inspeções de armadilhas e pontos estratégicos, visitas, inspeções e tratamentos em áreas de focos e denúncias 92.819. Os atendimentos SAE/CTA totalizaram 4.431 e, mais 43.627 testagens rápidas para hepatites, HIV, sífilis, Covid, influenza e dengue.
Consultas médicas aumentam, mostra relatório da Secretaria da Saúde. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Investimentos em melhorias físicas e novos projetos são relatados
Na audiência pública, os gestores também apresentaram o cronograma de obras de infraestrutura na rede pública de saúde de Jaraguá do Sul. Recentemente foram entregues três obras de reforma e ampliação de unidades básicas de saúde no Rio Molha, Santa Luzia e Estrada Nova, com investimentos totais de mais de R$ 4 milhões.
A unidade-escola de Três Rios do Norte, que será a maior UBS de Jaraguá do Sul, está em licitação aguardando decisão judicial sobre o processo movido entre concorrentes. O Caps AD, da Vila Lenzi, para reforma de área de 409 m2 falta licitar e, o Pronto Atendimento da Barra do Rio Cerro está com o projeto em andamento.
Os gestores responderam questionamentos pontuais dos vereadores. Sobre as filas de espera na Atenção Especializada, o secretário Rogério Luiz da Silva e a diretoria de Gestão Técnica e Especializada, Fabiana Conrado, afirmaram que a demanda é grande para algumas especialidades, porém, houve avanços no período como, por exemplo, exames que antes eram feitos somente fora do Município e agora são feitos aqui – assegurando mais conforto e comodidade aos pacientes – e a diminuição significativa do tempo de espera de determinadas especialidades.
Consultas médicas aumentam, mostra relatório da Secretaria da Saúde. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Quanto aos atendimentos eletivos (consultas de rotina, sem urgência), o tempo de espera atualmente gira em torno de 30 dias, conforme a diretora de Atenção Primária à Saúde, Milena Machado. Já os atendimentos por demanda livre (não agendados) estão sendo absorvidos de forma adequada pelas UBS que permanecem com horário estendido e pelo PA da Vila Lenzi.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!




















