Começo lançando uma pergunta que é ao mesmo tempo um desafio: como você se comporta no trânsito? As respostas com certeza variam se esse questionamento for lançado para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Claro que há os condutores que são cuidadosos, respeitosos e seguem à risca o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que rege a circulação, conduta, infrações e crimes ao volante.
Os que “não estão nem aí”, agem como pilotos em uma pista de corrida, dirigem embriagados, ou são distraídos ao volante. As consequências desses comportamentos todos conhecemos. O “Maio Amarelo” trata justamente desse tema: conscientizar de que somos protagonistas no trânsito, e que cada um desempenha o seu papel na preservação da vida nas vias.
Basta conferir o noticiário para constatar o alarmante número de acidentes que ocorrem todos os dias por conta da imprudência e da irresponsabilidade dos atores que compõem esse complexo sistema de trânsito em todo território nacional.
O ego domina as ações no trânsito?
Todos os dias vemos motoristas e pilotos estressados, que aceleram, buzinam, gritam enquanto dirigem. Para muitos, estar dirigindo um veículo é uma maneira de demonstrar poder e status. Quem já não viu aquele condutor, que não aceita ser ultrapassado por outro motorista, (especialmente quando tem um veículo top de linha e maior)? Seria uma questão de urgência, ou de ego?

Animais na pista: toda a vida importa!
Vale lembrar que não estamos falando apenas das vidas humanas. É preciso respeitar os animais que transitam pelas rodovias, estradas e ruas. Não se trata apenas de ter cuidado com os animais silvestres em travessias, sinalizados com placas e que são constantemente atropelados e mortos por motoristas descuidados. Também é preciso redobrar o cuidado para não atropelar os animais no espaço urbano, como cães e gatos, que nem sempre são socorridos e salvos a tempo. Não podemos esquecer que toda a vida importa!

Sônia Pillon é jornalista, escritora, palestrante e colunista, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto pela Univille. Integra a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB-SC), a Associação das Letras e o Grupo Literário A ILHA. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.
