Carreta do Estado | O Governo de Santa Catarina iniciou mais um Outubro Rosa com ações de Promoção e Prevenção à Saúde da Mulher. Neste mês, os hospitais da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizarão ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Também terá o lançamento da Unidade Móvel Saúde da Mulher. As carretas percorrerão as 17 regionais de saúde, oferecendo mamografias e ultrassonografias para mulheres que aguardam na fila de espera.
Carreta do Estado passará pela região para mamografias e ultrassonografias. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Santa Catarina possui uma rede de saúde robusta que realiza desde consultas, exames, diagnóstico e o tratamento oncológico. Em 2024, cerca de 3,2 mil pessoas receberam o diagnóstico de câncer de mama e 170 mil mamografias foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O montante representa um crescimento de mais de 13% no número de exames de rastreamento desde 2022 (152 mil).
Além disso, com ações implementadas pelo Estado desde 2023 – entre elas, a rede de atendimento com 19 hospitais habilitados e a separação das filas de cirurgias eletivas das oncológicas, por serem consideradas tempo sensíveis – foi possível acelerar a realização das cirurgias oncológicas, que chegaram a 613 procedimentos da neoplasia maligna de mamas. Atualmente, 72% das cirurgias oncológicas são realizadas em tempo igual ou menor que 60 dias, sendo que em 2023, eram 48% dos procedimentos em até 60 dias.
Carreta do Estado passará pela região para mamografias e ultrassonografias. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
CARRETAS – A expectativa é manter os indicadores altos. Neste ano, além de reforçar a oferta e prevenção nos hospitais, a grande novidade é a Unidade Móvel da Saúde da Mulher, que inicia o percurso nesta sexta-feira, 3, pelos municípios de Dionísio Cerqueira e Lages, antes de seguir para outras regiões. O veículo está equipado para a realização de ultrassonografias e mamografias, com uma equipe multiprofissional composta por médico e demais profissionais.
SEM DATA – A gerente regional de Saúde, Nina Santin Camello, informa que ainda não recebeu a programação da passagem da carreta pela região, mas confirma que ela passará. Ela conta que no dia 14 de outubro haverá reunião das regionais em Lages, onde estará presente.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!


















