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Bancada Norte reúne-se com o Dnit para tratar do Lote 1 da duplicação

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Bancada
Foto: divulgação
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A duplicação do lote 1 da BR-280, no trecho entre Araquari (BR-101) e São Francisco do Sul, voltou ao centro de debate na Assembleia Legislativa. A convite da Bancada Norte, o superintendente regional do Dnit em Santa Catarina, Alisson de Andrade, participou da reunião do colegiado realizada na terça-feira (17) e foi questionado pelos parlamentares sobre as ações previstas para a retomada das obras no Lote 1 da rodovia federal.


Participaram da reunião o coordenador da bancada, deputado Vicente Caropreso, e os deputados Sargento Lima, Maurício Peixer e Matheus Cadorin . Também estavam representados os parlamentares Antídio Lunelli, Fernando Krelling e Maurício Eskudlark.

CDL
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Andrade argumentou que o trecho entre os municípios do Norte catarinense é o mais complexo entre as obras atualmente em andamento pelo Dnit no Estado. Ele garantiu que há recursos disponíveis. O Orçamento da União para 2025 prevê R$ 96,9 milhões para a duplicação da BR-280, valor que pode ser ampliado, conforme o andamento das obras, de acordo com o superintendente.


Ele destacou como prioridade a retomada das intervenções em dois pontos: a duplicação entre o Km 25 e o Km 28, em Araquari (nas proximidades do Instituto Federal Catarinense), e entre o Km 3 e o Km 17, no contorno de São Francisco do Sul. Juntos, esses segmentos totalizam 17 quilômetros de um total de 36 km previstos no Lote 1 da duplicação.


O superintendente informou ainda que os projetos executivos desses dois trechos já foram concluídos e entregues pela empresa Prosul, e agora devem passar por análise do Dnit antes de serem licitados.

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NOVO PROJETO – Paralelamente, está em andamento o processo para contratação de um novo projeto completo para o lote, uma vez que o anterior foi descartado por estar defasado diante das mudanças no perfil urbano e econômico da região. Esse novo projeto deverá incluir uma solução para a transposição do Canal do Linguado, um ponto ainda cercado de divergências técnicas e ambientais entre o Dnit, o Ministério Público Federal e o Ibama.

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