O primeiro sobrevoo da temporada 2025 de monitoramento de baleias-francas no Litoral Sul catarinense registrou cerca de 85 indivíduos, entre eles 38 fêmeas com filhotes (Fefis), oito adultos e um subadulto. A operação aérea, realizada na sexta-feira (11), teve início na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que se estende de Florianópolis até Balneário Rincão, mas precisou ser interrompida em Arroio Corrente devido ao nevoeiro marítimo.
A ação integra o Programa de Monitoramento das Baleias-Francas da SCPAR Porto de Imbituba, com apoio do Instituto Australis (ProFRANCA), Acquaplan e Porto de Imbituba. A varredura revelou grande concentração dos mamíferos na praia de Ibiraquera, entre as praias do Rosa e de Itapirubá Norte, em Imbituba, onde foram localizadas 21 fêmeas com filhotes e cinco adultos.
Em Garopaba, o destaque foi para a praia do Siriú, com seis mães e seus filhotes, incluindo um filhote semi albino.

O programa contribui para alinhar as atividades portuárias com a conservação da biodiversidade marinha, por meio da coleta contínua de dados sobre frequência, áreas de uso e comportamento das baleias na região. Com isso, são implementados controles operacionais que minimizam os impactos das operações do Porto de Imbituba sobre a espécie.

O retorno das baleias-francas
Com uma população estimada em 800 indivíduos e taxa de crescimento anual de 4,8%, as baleias-francas retornam com mais frequência à costa catarinense após décadas de perseguição e caça predatória. O Programa de Monitoramento segue até o dia 30 de novembro, com sobrevoos e observações terrestres diárias a partir de pontos fixos em praias estratégicas da região.
Os números são resultado das pesquisas realizadas pelo ProFRANCA, contemplando uma análise de 20 anos de dados dos sobrevoos de monitoramento da espécie.
Fonte: Comunicação Social SCPAR Porto de Imbituba
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br