Aumento da violência: A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, presidida pela vereadora Natália Petry, realizou uma reunião estratégica na terça-feira (6), para acompanhar de perto as recentes ocorrências de violência contra a mulher registradas no município e definir novas estratégias de enfrentamento. Ela destacou a urgência de ações coordenadas e anunciou os encaminhamentos que serão adotados.
“Diante do cenário alarmante, estamos definindo ações concretas e imediatas. Os próximos passos incluem o lançamento de um observatório para termos dados precisos, uma nova audiência pública para articular a rede de apoio, um programa educativo para nossos estudantes e uma grande campanha de conscientização. Nosso objetivo é fortalecer a prevenção, o acolhimento e a resposta a esses crimes”, afirmou Natália.
Para fortalecer e ampliar essas ações, a Procuradoria da Mulher anunciou um conjunto de novas iniciativas:
Aumento da violência: nova Audiência Pública
Será convocada uma nova audiência pública com foco prioritário na articulação das políticas públicas e no aprimoramento da rede de atendimento às mulheres no município, buscando maior integração e eficácia nos serviços prestados.
Programa Educacional
A Câmara Municipal lançará, em junho, um novo programa institucional destinado aos estudantes do ensino fundamental. A iniciativa visa ampliar o diálogo sobre respeito e relações saudáveis, atuando na prevenção e no combate à violência doméstica desde a base.
Campanha de Comunicação Integrada
Está prevista a criação de uma ampla campanha de comunicação envolvendo os diversos atores da rede de proteção, com o objetivo de unificar esforços e mensagens no combate à violência contra a mulher.
Aumento da violência: Observatório da Violência Contra a Mulher
Será implementado o Observatório da Violência Contra a Mulher em Jaraguá do Sul. Esta ferramenta terá como objetivo reunir dados, informações e mapas da violência, além de propor estudos integrados. O observatório fornecerá dados importantes para a construção de indicadores que permitirão a elaboração, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas, ações de prevenção e de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Defensoria Pública
Foi anunciado que, em breve, a Defensoria Pública de Santa Catarina estará atendendo em uma sala dentro da Câmara Municipal. O serviço oferecerá assistência jurídica de forma gratuita à população sem condições de contratar um profissional, devendo se tornar mais um ponto de acesso à justiça para as pessoas de baixa renda.
