O castelo de Neuschwanstein, localizado na Baviera e famoso por ter inspirado os cenários dos filmes de Walt Disney, foi oficialmente declarado Patrimônio Mundial da Unesco neste sábado (12). A decisão inclui também outros três edifícios reais construídos no fim do século 19, sob o comando do rei Ludwig 2º da Baviera, conhecido por sua obsessão pelas artes.
Erguido sobre um rochedo alpino a mais de 200 metros de altura, Neuschwanstein atrai anualmente milhões de turistas — foram 1,7 milhão de visitantes em 2023, muitos vindos de fora da Alemanha.
O governador da Baviera, Markus Soeder, comemorou a notícia em publicação nas redes sociais: “Um conto de fadas se tornou realidade para nossos castelos de contos de fadas: somos #PatrimônioMundial!”.

A arquitetura do castelo mistura o ideal de um exterior medieval com inovações tecnológicas consideradas de ponta para a época. Em seu interior, os salões são decorados com referências a lendas germânicas e nórdicas, as mesmas que inspiraram o compositor Richard Wagner — apoiado por Ludwig como patrono das artes.
Para Peter Seibert, da Administração dos Castelos da Baviera, o reconhecimento da Unesco é tanto uma conquista quanto um compromisso. “É uma grande responsabilidade, mas também um reconhecimento pelo trabalho que fizemos até agora em preservação”, declarou.
A notícia também surpreendeu alguns visitantes. “Temos sorte de ainda poder vivenciar isso”, disse Philippe, um turista canadense de 52 anos. “É uma ideia muito boa”, completou, sobre a inclusão do castelo na lista da Unesco.
Fonte: dw.com
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br