A Chiesetta Alpina acolhe no sábado, 17 de maio, dois importantes eventos da italianidade. Às 10h acontece a assembleia ordinária do COM.IT.ES, que é o acrônimo de “Comitato degli Italiani all’Estero”, ou seja, um “Comitê dos italianos no exterior”. Cada circunscrição consular com mais de três mil italianos residentes possui um COM.IT.ES.
No Brasil existem sete COM.IT.ES, um em cada uma das circunscrições consulares: São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Brasília. Os COM.IT.ES são órgãos formados por 12 conselheiros eleitos pelos italianos residentes. Os conselheiros não recebem nenhum tipo de remuneração e exercem um trabalho integralmente voluntário.
O representante da região era Devanir Danna, falecido recentemente.
INAUGURAÇÃO – Às 16h de sábado, será inaugurado o Memorial – Instituto Chiesetta Alpina, uma construção recentemente concluída em frente ao salão de festa. Às 17h, será celebrada a santa missa em memória de Aclino (Berlim) Feder, Alfredo Fontanive, Celso Donini, Devanir Danna e Lídia Donini Soares, grandes apoiadores e benfeitores do monumento à fé do imigrante e da cultura italiana.