Ontem, quinta-feira (15), com a presença de autoridades e moradores, foi realizado o ato oficial de início do fornecimento de água tratada de Schroeder para o bairro Vila Amizade, em Guaramirim, para cerca de 1,7 mil moradores. A solenidade ocorreu às 11h, na divisa entre os dois municípios. O acordo foi formalizado recentemente pelos prefeitos Jair Bridaroli, de Schroeder, e Adriano Zimmermann, de Guaramirim.
A Águas de Schroeder fornecerá água ao valor de R$ 3,32 por metro cúbico. O contrato tem validade inicial de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses. Para viabilizar o fornecimento, Schroeder investiu R$ 125 mil em materiais para a construção de uma adutora com 150 milímetros de diâmetro e 1.750 metros de extensão.
A tubulação começa na Rua Erich Froehner, em frente à Escola Elisa Cláudio de Aguiar, e termina na Rua Guaramirim, na divisa intermunicipal. O município de Guaramirim instalou um booster na divisa, com a finalidade de reforçar a pressão da água e garantir o abastecimento das regiões mais altas do bairro.
A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas emergenciais adotadas por Guaramirim para enfrentar a crise no abastecimento de água. No ato estiveram presentes os prefeitos e vice-prefeitos de Guaramirim, Schroeder e Jaraguá do Sul.
Estima-se que estão sendo fornecidos entre 5 e 8 litros de água por segundo para atender à demanda local, para a Vila Amizade e adjacências. Guaramirim formalizou idêntico convênio com o Samae e recebe a água via Ilha da Figueira.
“Os convênios com Jaraguá do Sul e Schroeder, além da ETA móvel, estão nos ajudando a suprir o déficit da Águas de Guaramirim e a construir soluções de médio e longo prazo para todo o município”, destacou o prefeito Adriano Zimmermann.
O prefeito de Schroeder, Jair Bridaroli, ressaltou a importância da cooperação regional. “Vamos fornecer uma quantidade pequena da nossa água, mas já é uma grande satisfação poder ajudar essas pessoas com um recurso tão essencial”, afirmou.