Política e Políticos – Problemas de mobilidade

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região
Política
Foto: divulgação | PMJS
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

Problemas de mobilidade

Vereador Jair Pedri (PSD apela à Prefeitura pela instalação de equipamentos de acessibilidade ao segundo pavimento do Terminal Rodoviário Albrecht Germano Gustavo Konell (pai do ex-prefeito Ivo Konell). Nada mais justo que a rodoviária de Jaraguá do Sul, inaugurada em 1992, ofereça às pessoas com problemas de mobilidade um acesso seguro ao segundo pavimento, hoje só possível por uma escada comum (à direita na foto). Um problema sério verificado quando da recente reforma dos banheiros do piso térreo, obrigando às pessoas o uso de banheiros do andar de cima. Mas a questão da mobilidade, particularmente de cadeirantes, está, também, por todo o trajeto de calçadas do Centro da cidade. É lei federal não cumprida pelo Executivo. Aliás, é comum se ver postes e canteiros no traçado das guias para deficientes visuais. E que, aliás, ultimamente já não seguem critério nenhum.

CURTAS

  • Bruno Zilliotto, vereador em Florianópolis, é mais um nome para disputar a presidência estadual do PT. Mais os deputados Padre Pedro, Fabiano da Luz e Luciane Carminatti, e a também vereadora de Florianópolis, Carla Ayres. É claro que no frigir dos ovos o cenário muda.
  • Para pior ou não, na verdade o PT é o único partido a mostrar renovação de comando na prática, embora provocada por encrencas internas.
    Uma mudança mesmo que compulsória já que Décio Lima, atual presidente e que apoia da Luz, não demonstra apetite para concorrer.
  • Aliás, a deputada federal Ana Paula Lima, mulher de Décio, está na chapa para a nova diretoria executiva encabeçada pelo deputado Fabiano da Luz
  • Senador Esperidião Amin (PP) vem sinalizando apoio à reeleição de Jorginho Mello (PL). Em troca teria uma das duas vagas ao Senado em 2026 na chapa de Mello.
  • Se a parceria for viabilizada e Amin se reeleger, seria um fato inédita na histórias das eleições em Santa Catarina, que até hoje não teve um senador com dois mandatos consecutivos.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

Os jipes alterados

Política
foto Andressa Anholete Agência Senado

Senador Jorge Seif (PL) foi o relator de projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados suprimindo a necessidade de proprietários de jipes terem prévia autorização do Conselho Nacional de Trânsito para modificarem as características de fábrica de seus veículos. Desde que não relacionadas a equipamentos de segurança especificada pelo fabricante e obedecidas as disposições fixadas pelo órgão. Assim, suspensão mais alta e do diâmetro de pneu e roda, mudança de para-choques, da grade quebra-mato frontal, guincho, snorkel, bagageiro externo e de proteção inferior, entre outras, não vão precisar de anuência do Contran. No entanto, os jipes modificados deverão respeitar os limites de peso e dimensão definidos pelo órgão.

CDL

Política e Políticos | VIA BRASIL

  • A direita já tem quatro nomes para presidente da República, todos governadores de estados: Ratinho Júnior (PSD/PR), Tarcísio Freitas (Republicanos/SP), Ronaldo Caiado (União Brasil/GO) e Eduardo Leite (PSD/RS).
  • Ronaldo Caiado, Eduardo Leite e Ratinho Júnior são governadores reeleitos na disputa das urnas de 2022. O novato em mandato de governador é Tarcísio Freitas.
  • Lula da Silva (PT), finalmente falou sobre a roubalheira no INSS. Botou a culpa em Jair Bolsonaro (PL) e nem seria diferente. Mas calou sobre o suposto envolvimento do irmão, Frei Chico, também alvo de investigação da PF.
  • A CBF vai pagar R$ 5 milhões/mês para o vitorioso Carlo Ancelotti treinar a Seleção do Brasil. É o maior salário de todos os tempos. Mas é menos que os R$ 70 milhões/ano que ele ganhava no Real Madrid.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

O STF imparcial

foto reprodução Twiter

“Nós precisamos passar pelas próximas eleições. Não vejo possibilidade neste momento de ter uma busca de pacificação. Acho que isso passa muito pelo Poder Judiciário. Cabe a cada um de nós, no Supremo Tribunal Federal, tentarmos ser esses agentes de segurança, de imparcialidade, de credibilidade do país, de aplicação justa da lei, independentemente das partes que estão envolvidas”. A fala é do ministro André Mendonça do Supremo Tribunal Federal, provoca dúbias intepretações. Mendonça é um defensor da total liberdade de imprensa. Já a maioria do STF…

Política e Políticos: Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br. Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
memorial pet

Últimas notícias

22
alistamento militar
Agenda Esportiva de 14 de Maio: Jogos de Futebol, NBA, Futsal e Golfe com Transmissões ao Vivo
pLANO UNIÃO informa - FALECIMENTO Faleceu nesta terça-feira 13/05 a Sra. RENITA HINSCHING com 82 anos de idade
Horóscopo de quarta-feira – 14 de maio de 2025
Restaurante Boa Vista

Colunistas

22
alistamento militar
Agenda Esportiva de 14 de Maio: Jogos de Futebol, NBA, Futsal e Golfe com Transmissões ao Vivo
pLANO UNIÃO informa - FALECIMENTO Faleceu nesta terça-feira 13/05 a Sra. RENITA HINSCHING com 82 anos de idade
Horóscopo de quarta-feira – 14 de maio de 2025

Notícias relacionadas