Restaurado, casarão histórico da Escola Ricieri Marcatto é entregue à comunidade. Na manhã de segunda-feira (12), foi inaugurado o casarão tombado pelo patrimônio histórico municipal junto a Escola Ricieri Marcatto, no Rio Cerro I, que já soma 117 anos de história, desde os idos de 1908 quando funcionava próximo a Sociedade Alvorada e a comunidade escolar bancava os custos.
A antiga edificação foi vendida e em maio de 1943 passou a funcionar onde está atualmente. Passou para a responsabilidade do Estado e, em 1993, foi municipalizada. O casarão, que serviu como escola durante décadas, é patrimônio cultural edificado do município e o restauro manteve a originalidade.
Em seu pronunciamento, a diretora Dagmar Hempkemaier, registrou que “mais do que uma obra física, essa restauração representa a valorização da nossa história, o respeito à memória dos que aqui passaram e a certeza de que preservar o passado é, também, uma forma de cuidar do nosso presente e sonhar com um futuro melhor”.
E acrescentou: “Este casarão restaurado agora se abre novamente para as crianças, para os saberes, para os sonhos, como símbolo de resistência da escola pública e de esperança para as próximas gerações. É um lugar onde se aprende mais do que conteúdos, se aprende a viver em comunidade, a respeitar o outro a cultivar valores e a acreditar no poder transformador da educação.
A secretária da Educação, Iraci Müller, observou a importância da preservação do patrimônio histórico edificado e que Jaraguá do Sul tem muitas escolas centenárias. Lembrou das obras restauradas e históricas já entregues como a Ângelo Moretti (Ribeirão Grande do Norte), Antônio Estanislau Ayroso (Jaraguá 99), Arnoldo Schulz (Rio da Luz Vitória) e anunciou que a próxima a ser restaurada é a Gertrudes Milbratz (Barra do Rio Cerro).
O vice-presidente da Câmara Municipal, Charles Salvador, manifestou-se em nome do Legislativo, e o prefeito Jair Franzner reafirmou o compromisso do governo municipal com a educação e com o bem-estar da população. “A restauração desse casarão histórico honra os nossos antepassados e toda a memória afetiva desta comunidade”.
Ele observou que a região do Rio Cerro recebeu nos últimos anos uma nova creche, quatro pontes, 5 quilômetros de asfalto, inclusive com a interligação com o Rio da Luz, mais o terminal da Barra do Rio Cerro, bairro aonde será construído um pronto atendimento. “O projeto está sendo ajustado e depois segue para a licitação”, antecipou.
O pastor Rômulo Schwartz, da Comunidade Cristo Bom Pastor, abençoou as instalações.

O CASARÃO – A obra de restauro começou em novembro de 2023 e foi concluída em novembro do ano passado, com investimento de R$ 824.032,03. A Escola Ricieri Marcatto conta com 296 alunos, da pré-escola ao nono ano.