Dia das Mães: um ato de amor que se transformou em comércio

Anna Jarvis criou o Dia das Mães para homenagear a própria mãe, mas passou a vida tentando impedir que o feriado virasse um evento comercial — e perdeu essa batalha.

O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, surgiu nos Estados Unidos por iniciativa de Anna Jarvis, que queria homenagear a própria mãe, ativista pela paz no século XIX. Em 1908, ela promoveu a primeira celebração oficial em homenagem às mães e, com apoio político e da mídia, conseguiu que a data fosse reconhecida nacionalmente em 1914.

Quando a homenagem virou mercadoria

Jarvis, porém, não imaginava que sua ideia seria rapidamente apropriada pelo comércio. Com a explosão da popularidade da data, floriculturas, lojas de departamento e fabricantes de cartões viram uma oportunidade lucrativa. Para a criadora do feriado, o Dia das Mães deveria ser uma ocasião íntima e sincera — não uma vitrine de consumo.

mãe

Uma luta solitária contra o comércio

Nos anos seguintes, Jarvis gastou sua fortuna e sua saúde tentando barrar a exploração comercial da data. Chegou a protestar contra eventos beneficentes e até jogou uma salada no chão de um restaurante que usava o nome “Dia das Mães”. Morreu em 1948, pobre e esquecida, em um sanatório.

Um dos feriados mais lucrativos do ano

Hoje, o Dia das Mães movimenta bilhões de dólares no varejo, especialmente nos EUA. É a terceira data que mais vende cartões, impulsiona o setor de flores e lota restaurantes. O que começou como um gesto de carinho individual se tornou um dos maiores fenômenos comerciais do calendário.

Se Anna Jarvis falhou em manter o controle sobre o que criou, ao menos seu desejo original — que as mães fossem reconhecidas e lembradas com afeto — ainda ecoa a cada abraço, ligação ou mensagem enviada nesse dia.

Fonte: National Geographic Brasil

📲 Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br

CDL
memorial pet
Restaurante Boa Vista

Últimas notícias

Horóscopo de Domingo, 11 de Maio de 2025
Agenda Esportiva de Domingo (11/05
Plano Leier e a Funerária Martins e Aroldi comunicam o falecimento de Maria Felisberto, ocorrido às 9h16 de hoje, dia 10 de maio, aos 79 anos de idade.
Modelos Obituário (43)
samae
Funerária União

Colunistas

Horóscopo de Domingo, 11 de Maio de 2025
Agenda Esportiva de Domingo (11/05
Plano Leier e a Funerária Martins e Aroldi comunicam o falecimento de Maria Felisberto, ocorrido às 9h16 de hoje, dia 10 de maio, aos 79 anos de idade.
Modelos Obituário (43)
samae

Notícias relacionadas