A Apae de Jaraguá do Sul, vai realizar no dia 24 de maio, a sua feijoada beneficente. Com 52 anos de dedicação à inclusão e ao bem-estar das pessoas com deficiência, a instituição atende os municípios de Jaraguá do Sul, Corupá e Schroeder, impactando diretamente a vida de mais de mil pessoas com deficiência, suas famílias e cuidadores.
No ano de 2024, foram realizados mais de 135 mil atendimentos nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde. “Celebrar cada conquista das pessoas com deficiência faz parte do nosso dia a dia e, neste ano, celebramos um marco significativo: 24 pessoas atendidas foram inseridas no mercado de trabalho. Mais do que promover a inclusão profissional, a Apae prepara essas pessoas, acompanha o processo de adaptação e incentiva ambientes verdadeiramente inclusivos”, diz a entidade, em nota.
Na primeira infância, 517 crianças de 0 a 5 anos recebem atendimento. São crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e/ou de alto risco — como prematuridade ou baixo peso ao nascer —, muitas com suspeita ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O cuidado começa cedo, com atenção integral e especializada. Na assistência social, a entidade prestou 13.305 atendimentos no ano passado, 73.410 na área da educação e 48.329 na saúde.
FEIJOADA – No dia 24 de maio, a partir das 11h, na sua sede, no bairro Centenário, realiza a feijoada, preparada pelos Amigos Feijoeiros MEUC. Haverá buffet completo com arroz, farofa, salada e laranja para quem optar por consumir no local. Haverá também a opção de Drive Thru, com arroz, farofa e laranja, ao custo de R$ 45,00. Terá também música ao vivo com Chico Sérgio. Todo o valor arrecadado será revertido para a manutenção dos projetos e serviços oferecidos pela Apae. Os cartões estão à venda.
Apae de Guaramirim chega aos 40 anos e prepara feijoada para o mês de junho
A Apae de Guaramirim realiza todos os anos a sua feijoada, que tem a finalidade de arrecadar recursos financeiros para contribuir com a manutenção das atividades da Instituição. Ela está desenvolvendo campanha de venda de cartões, no valor de R$ 40,00. Será no dia 14 de junho, em sua sede.

A retirada será em duas modalidades: almoço no local, ou retirada, estilo drive thru, entre 11h e 13h. A feijoada é um dos meios de levantamento de recursos para manutenção dos projetos e serviços desenvolvidos pela Apae aos quase 300 usuários e suas famílias.
Este será um ano especial para a entidade, com a celebração dos 40 anos de fundação. O movimento apaeano em Guaramirim começou em 1985, ano em que foi constituída a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
A iniciativa se deu a partir de pesquisa realizada pela médica Denise Malmann Varnier, que identificou a existência de um considerável número de pessoas com deficiência no município. A Apae foi constituída no dia 8 de julho daquele ano, ainda com diretoria provisória.
As atividades educacionais, contudo, começaram apenas em 1º de abril de 1986, para 18 educandos.