Política e Políticos

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região
Política e Políticos
Foto: Giovanni Kalabaide Agência AL

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

A lei do canabidiol

Deputado Vicente Caropreso (PSDB) cobrou a efetiva implementação da lei que garante a distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol na rede pública de saúde do estado. O projeto foi sancionado pelo governador Jorginho Mello (PL) no dia 19 de dezembro de 2024, com prazo de 90 dias para vigorar. Mas, até agora, sequer foi regulamentada. Algo muito comum no país onde artigos, parágrafos e incisos (cerca de 160 dispositivos) da própria Constituição de 1988 ainda esperam pela regulamentação. “A lei representa um avanço civilizatório no acesso à saúde, especialmente para famílias que não podem pagar e que dependem do canabidiol no tratamento de casos como autismo, dor crônica e outras doenças neurológicas”, observou Caropreso, autor do projeto que virou lei.

Política e Políticos |CURTAS

  • Deputados federais Pedro Uczai e Ana Paula Lima, ambos do PT, não assinaram o requerimento para criação de uma CPI destinada a investigar a roubalheira no INSS. A proposta é do deputado Coronel Crhisóstomo (PL/RO).
  • O PT já tem três candidatos à presidência do diretório estadual para suceder Décio Lima: os deputados Padre Pedro e Fabiano da Luz e a vereadora Carla Ayres (Florianópolis). E pode ter, ainda, um quarto nome, com a deputada Luciane Carminatti.
  • A disputa pelo comando do PT catarinense se dará no dia 6 de julho, mesma data em que dos diretórios nacional e municipais do partido também serão renovados
  • Impressiona o despreparo de agentes administrativos municipais na elaboração de editais de licitação para a contratação de obras públicas.
  • Usando a tecnologia de Inteligência Artificial, em apenas três meses (janeiro a março) o Tribunal e Contas do Estado encontrou 3.300 irregularidades. É muita coisa!
  • Como, nesse caso, tudo precisa ser refeito e reanalisado pelo TCE, significa que dezenas de obras públicas vão ficar no papel por mais tempo. E, por isso mesmo, custando mais.

A noiva da vez

Foto Mário Agra Câmara dos Deputados

A Federação União Brasil/ Progressista, segundo o deputado federal Fábio Schiochet (UB), ainda não bateu o martelo sobre quem apoiará para governador em 2026.  Se vão com a reeleição de Jorginho Mello (PL) ou se atrelam à candidatura de João Rodrigues (PSD), prefeito de Chapecó. Schiochet observa que ambos são nomes da direita e amigos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A afirmação do deputado desmente fala do senador Esperidião Amin (PP) de que a Federação já fechou com Jorginho. Como se vê, o balcão de negócios está aberto para o quem dá mais. Verdadeira instituição em eleições país afora.

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

Política e Políticos |VIA BRASIL

  • Afinal, de onde vai sair o dinheiro (R$ 6,3 bilhões) para ressarcir aposentados e pensionistas do INSS assaltados por quadrilhas de sindicatos e associações classistas?
  • Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que curte férias nos EUA e México com a família, o governo pode usar verbas do Programa de Aceleração do Crescimento.
  • Mas o tal do PAC é administrado pelo ministro Rui Costa (PT), que abomina a proposta porque usa os recursos para passar imagem de um governo competente. Tanto Haddad como Costa sonham em suceder a Lula da Silva (PT).
  • Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, trabalha para viabilizar candidato do partido à Presidente em 2026. Com o governador reeleito do Paraná, Ratinho Jr. Ou com Tarcísio Freitas, governador de São Paulo, se conseguir tirá-lo do Republicanos. Kassab é secretário estadual de Governo e Relações Institucionais de Freitas.

E segue o baile!

Política
Política e Políticos. Fique por dentro conferindo as matérias no Observa+. Participe de nosso grupo de whatsapp e fique por dentro das principais notícias do País. Foto divulgação

O respeitado colunista político Cláudio Humberto, do jornal “O Globo”, publicou: “O ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União, é o novo personagem no escândalo do roubo às aposentadorias do INSS. É suspeito de dispensar reconhecimento facial e assinatura eletrônica, formas seguras para o aposentado autorizar desconto. E teria retirado o tema da pauta do TCU por cinco vezes, retardando providências. Ele e o filho, Tiago Cedraz, são conhecidos na Policia Federal. Em 2017, Tiago foi alvo da Operação Abate II, da Lava Jato, em esquema de propina na Petrobras. Teve as contas bloqueadas pelo juiz Sergio Moro”.

Política e Políticos. Fique por dentro conferindo as matérias no Observa+. Participe de nosso grupo de whatsapp e fique por dentro das principais notícias do País.
CDL
memorial pet
memorial pet

Últimas notícias

Modelos Cris) (82)
bicicross
hino
WhatsApp Image 2025-05-08 at 10.25
guerra

Colunistas

Modelos Cris) (82)
bicicross
hino
WhatsApp Image 2025-05-08 at 10.25
guerra
CDL

Notícias relacionadas