A secretária de Estado do Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, informou e parabenizou o município de Jaraguá do Sul pela recente inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, “um reconhecimento que evidencia a relevância do município no desenvolvimento da atividade turística nacional”, escreveu ao prefeito Jair Franzner.
O Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento essencial do Programa de Regionalização do Turismo, define as áreas prioritárias para o Ministério do Turismo no âmbito das políticas públicas voltadas ao setor. A inclusão de Jaraguá do Sul nesse grupo reforça o potencial turístico local e abre portas para novas oportunidades de desenvolvimento econômico, geração de empregos e valorização do patrimônio cultural e natural da região.
“Este reconhecimento é reflexo do comprometimento da gestão municipal e de toda a comunidade na construção de um ambiente favorável ao turismo sustentável e de qualidade”, completa a secretária Catiane.
De acordo com o Ministério do Turismo, desde o dia 6 de março houve a atualização nos nomes da categorização das cidades que integram o Mapa do Turismo Brasileiro, de acordo com sua vocação turística. Antes classificadas pelas letras A, B, C, D e E, agora as localidades são identificadas em três novas categorias: “municípios turísticos”, “municípios com oferta turística complementar” e “municípios de apoio ao turismo”.
A mudança atende às diretrizes da Nova Lei Geral do Turismo e do Plano Nacional do Turismo 2024-2027, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e estratégico do setor nos próximos anos.
Jaraguá do Sul está classificado como município turístico, como polo regional. Na classificação anterior estava na categoria B, por concentrar o maior fluxo de visitantes e detêm os principais atrativos e serviços turísticos.
A nova nomenclatura representa um avanço importante para o setor. Com critérios mais claros e alinhados à realidade de cada município, o Ministério do Turismo poderá direcionar melhor as políticas públicas, fortalecer os destinos e impulsionar o turismo de forma mais estratégica.