O 14º Batalhão de Polícia Militar realizou na terça-feira, 6 de maio, solenidade alusiva aos 190 anos da Polícia Militar em Santa Catarina, em ato que teve como anfitrião o comandante, tenente-coronel Guse, e que contou, também, com as presenças de oficiais e praças, do prefeito Jair Franzner, dos deputados Vicente Caropreso e Sargento Lima, representantes das forças de segurança e do judiciário, além de familiares dos homenageados.

O ato solene foi marcado pela entrega do diploma e moeda Louvor Nossa Gratidão, concessão do título “Amigo da Polícia Militar”, “Amigo do Batalhão”, entrega de brasões de mérito pessoal, entrega de medalhas de mérito por tempo de serviço e promoção de praças e oficiais, além da leitura do boletim que destacou a importância histórica da Polícia Militar nos seus 190 anos de existência e desfile.
A Polícia Militar Catarinense foi criada por iniciativa de Feliciano Nunes Pires, então presidente da Província de Santa Catarina, por meio da Lei Provincial Nº 12, de 5 de maio de 1835, com a nomenclatura de “Força Policial”, denominação que lhe foi conferida na época. Com um grupo de 27 homens preparados para substituir os Corpos de Guardas Municipais Voluntários, então existentes, a força que chega próximo do bicentenário passou a existir oficialmente.

A solenidade realizada em frente ao quartel foi marcada por diversos momentos de reconhecimento a policiais e civis, por mérito funcional e apoio ao 14º Batalhão.