A Comunidade Evangélica Luterana Apóstolo Pedro, no centro de Jaraguá do Sul, inaugurou na manhã de quarta-feira, 7 de maio, a praça defronte ao templo e antiga Escola Jaraguá. O investimento foi uma doação da Família Voigt, que esteve representada no ato, junto com o prefeito Jair Franzner, vice João Pereira, pastores e integrantes de grupos de idosos da paróquia que comemoravam o dia das mães no salão comunal.
A praça conta com bancos, três pés de oliveira e um de cedro, sendo aberta a comunidade das 8h às 18h. Ela trouxe embelezamento à área central da cidade, como também mais visibilidade ao patrimônio histórico, que são o templo e a antiga escola, também já restaurados.

A melhoria conta igualmente com uma pedra memorial, registrando os doadores e apoiadores da construção da nova praça e da restauração do templo.
A praça, já chamada de “jardim das oliveiras”, conta igualmente com um gazebo para descanso e sombra. Segundo o pastor Daniel Port, as oliveiras têm um significado bíblico, ligadas ao povo de Deus, como alimento, cura e meditação.
A nova praça surgiu de um desejo da comunidade luterana em valorizar o patrimônio histórico: a Igreja Apóstolo Pedro, que está localizada em frente ao espaço onde foi construída a nova praça e é tombada desde 2010. Sua construção iniciou no ano de 1929 e o primeiro culto foi realizado em 1935. A igreja passou, recentemente, por uma ampla obra de restauro.

Também a Escola Jaraguá, restaurada antes ganhou mais visibilidade. A melhoria ocupa o lugar do antigo prédio residencial e comercial, demolido em setembro de 2024, por decisão de assembleia das paróquias de confissão luterana no Brasil, de Jaraguá do Sul.
O restauro e adequações às normas edílicas atuais tornaram-se inviáveis economicamente, optando-se pela demolição e construção da praça.
Também foi feito estacionamento, com cobrança pelo tempo ocupado, segundo o Pastor Daniel.