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Jorginho Mello autoriza maior dragagem do Brasil na Baía da Babitonga

Obra terá primeira Parceria Público-Privada entre portos do país e usará sedimentos para alargamento da orla de Itapoá
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O governador Jorginho Mello assinou nesta terça-feira (23), no Porto de São Francisco do Sul, a ordem de serviço para a maior obra de dragagem já realizada no Brasil. O projeto prevê o aprofundamento do canal da Baía da Babitonga de 14 para 16 metros, permitindo a entrada de navios de grande porte e consolidando Santa Catarina como destaque no comércio exterior.

“O impacto na economia será extraordinário. Com o aprofundamento do calado e o aumento da largura do canal de acesso, passaremos a competir em igualdade com o Porto de Santos. Isso representa ganhos para todos e, principalmente, na geração de empregos. Ou seja, Santa Catarina ganha muito”, afirmou Jorginho Mello.

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Investimento e parceria inédita

A obra será executada pela empresa belga Jan De Nul, vencedora da licitação, com investimento de R$ 324 milhões. Pela primeira vez no país, um porto público (São Francisco do Sul) firmou contrato com um terminal privado (Itapoá) para viabilizar o projeto, por meio de Parceria Público-Privada (PPP). O porto público aportará R$ 24 milhões, enquanto Itapoá investirá R$ 300 milhões, valor que será ressarcido gradualmente até 2037.

Com a dragagem, o Complexo Portuário da Babitonga poderá receber embarcações de até 366 metros de comprimento e capacidade para 16 mil TEUs. Atualmente, a limitação é de 336 metros e 10 mil TEUs.

Engordamento da orla de Itapoá

Outro marco inédito será a utilização de cerca de 6 milhões dos 12,5 milhões de m³ de areia retirada para o alargamento de 8 km da orla de Itapoá, que sofre com erosão. Será a primeira vez no Brasil – e a segunda no mundo – que sedimentos de dragagem portuária são usados para esse fim.

Fiscalização e cronograma

As empresas Geplan e Prosul serão responsáveis pela fiscalização da obra, em contrato de R$ 9 milhões. A draga Galileo Galilei deve chegar até dezembro, e a conclusão está prevista para o segundo semestre de 2026.

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Relevância econômica

O Complexo da Babitonga responde por mais de 60% da movimentação portuária de Santa Catarina. Em 2024, o Porto de São Francisco registrou 17 milhões de toneladas de mercadorias, enquanto o Porto Itapoá movimentou 1,2 milhão de TEUs, crescimento de 19% em relação a 2023.

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