Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt participaram, nesta segunda-feira (25), de uma capacitação sobre o Projeto Renade 2 (Relatório Nacional sobre a Demência no SUS: prevenir, reconhecer e cuidar). A iniciativa, desenvolvida pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com o Proadi-SUS, tem como objetivo qualificar o atendimento a idosos diagnosticados com demência.
O foco do projeto é a implementação da Terapia de Estimulação Cognitiva (CST) no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa abordagem não farmacológica é reconhecida internacionalmente por contribuir para a melhoria das funções cognitivas e da qualidade de vida de pessoas com demência. Durante o treinamento, as equipes receberam formação técnica para conduzir grupos de atendimento voltados aos pacientes.
Inicialmente, o projeto será aplicado na Unidade Básica de Saúde do Jaraguá 99 e no Caps II, com atuação das equipes multiprofissionais da Atenção Primária. A primeira fase prevê a formação de dois grupos, totalizando 22 pacientes diagnosticados, que receberão 14 sessões de intervenção baseadas na CST. Após essa etapa, novas turmas serão criadas para dar continuidade ao programa.

Além da capacitação, a ação inclui busca ativa de usuários diagnosticados, com o objetivo de garantir acompanhamento mais próximo e efetivo. O trabalho está alinhado à Política Nacional do Idoso e à Lei nº 9.887/2025, que asseguram atenção integral à pessoa idosa, e fortalece o Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências, ampliando a rede de cuidado com integração entre os serviços de Saúde e Assistência Social.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!