Um registro inédito e surpreendente movimentou a área ambiental de Jaraguá do Sul nesta terça-feira (26). Um filhote de gato-do-mato-pequeno (Leopardus gutulus) melânico — uma das variações mais raras do felino — foi resgatado no bairro Santa Luzia após ser encontrado por um bananicultor em sua plantação.
Segundo a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), o agricultor acionou a equipe ao perceber que o animal estava sozinho. “Este senhor encontrou o filhote no chão, procurou pela mãe, mas como não a viu por perto, resolveu nos contatar”, explicou o biólogo Christian Raboch, responsável pelo Programa de Resgate de Fauna da entidade.
No primeiro momento, houve dúvidas se se tratava de um filhote de gato doméstico ou selvagem. A confirmação veio após a consulta a um especialista em felinos silvestres. “O animal foi identificado como um gato-do-mato-pequeno, mas com uma condição rara: o melanismo, um excesso de melanina que escurece a pelagem. Isso torna o exemplar ainda mais raro e especial. É, sem dúvida, um dos animais mais incomuns já resgatados em Jaraguá do Sul”, destacou Raboch.

O filhote foi levado a uma clínica veterinária, onde recebeu atendimento emergencial. Ele apresentava sinais de desnutrição e anemia. “Na clínica, está recebendo cuidados intensivos, como alimentação adequada e temperatura controlada. Nosso objetivo é estabilizá-lo e, em seguida, encaminhá-lo para um centro de reabilitação em Florianópolis”, adiantou o biólogo.
Curiosidade
O melanismo é uma mutação genética que pode ocorrer em diferentes espécies de felinos. Os casos mais conhecidos são a onça-preta, variação melânica da onça-pintada (Panthera onca), e a pantera negra, nome popular do leopardo melânico (Panthera pardus), comum na África e Ásia.
Confira o vídeo do filhote:
Créditos vídeo: Biólogo Giba/ Redes sociais
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!