O anúncio de um novo porto para Santa Catarina foi feito nesta segunda-feira (25) durante reunião entre o governador Jorginho Mello e executivos da Coamo, maior cooperativa agroindustrial do Brasil, sediada no Paraná. O investimento será de R$ 3 bilhões para a construção de um terminal portuário em Itapoá, com previsão de movimentar 11 milhões de toneladas por ano.
O empreendimento ocupará uma área de 43 hectares e contará com três berços de atracação. Além de grãos como soja, milho e trigo, a estrutura terá terminais para GLP, granéis, líquidos combustíveis e fertilizantes. A expectativa é que as obras gerem 2 mil empregos e, após a inauguração, mil postos de trabalho diretos na operação.

A Coamo já atua no Porto de Paranaguá (PR), mas a nova unidade em Itapoá surge como alternativa estratégica diante das frequentes filas para escoamento da produção. A escolha de Santa Catarina foi motivada pelo ambiente de negócios e pelas obras de infraestrutura em andamento, como a dragagem da Baía da Babitonga e a duplicação das rodovias SC-416 e SC-417.
Atualmente, Santa Catarina é o único estado do Brasil com seis portos em operação. Com o Terminal Graneleiro de Santa Catarina em fase de pré-teste e o futuro terminal da Coamo, o estado passará a contar com oito portos, consolidando-se como protagonista nacional no comércio exterior.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!