A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) está investigando a causa da mortandade de centenas de peixes registrada no fim de semana em um ribeirão do bairro Rio Cerro, em Jaraguá do Sul. O curso d’água, que deságua no rio Cerro e, posteriormente, no rio Jaraguá, apresentou sinais de contaminação no sábado (23).
Desde então, equipes da Fujama percorrem diariamente o ribeirão, o rio Cerro, o rio da Luz e o rio Jaraguá. Nesta segunda-feira (25), novos peixes mortos ainda foram encontrados. Empresas da região também foram vistoriadas pelos fiscais.
Análises em andamento
Amostras da água foram coletadas e encaminhadas para análise laboratorial. O resultado deve levar entre 15 e 20 dias. Só então será possível identificar qual substância foi despejada e responsabilizar o agente poluidor. Segundo a Fujama, mesmo em pequena quantidade, o produto lançado foi extremamente tóxico e suficiente para dizimar a fauna aquática.

Fujama alerta: crime ambiental grave
Lançar substâncias em rios que resultem em contaminação e morte de peixes é uma infração ambiental grave, que pode gerar multas de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, além de interdição das atividades envolvidas. A fiscalização seguirá acompanhando a região ao longo desta semana.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!