O amanhecer desta quarta-feira (2) foi gelado em Santa Catarina, com temperaturas abaixo de zero e formação de geada na maioria das regiões do estado, como mostram os registros meteorológicos. Apenas no Norte catarinense o frio não foi tão intenso, devido à presença de maior nebulosidade e chuva fraca.
Apesar das marcas impressionantes, esta quarta-feira não foi o dia mais frio do ano. Ao todo, 41 cidades tiveram temperaturas negativas, número menor que o registrado no último dia 24 de junho, quando 62 municípios marcaram abaixo de zero. Ainda assim, os termômetros voltaram a atingir -8°C nas cidades de Urupema e São Joaquim, no Planalto Sul, reforçando o título de regiões mais frias do Brasil.

Frio perde força a partir de quinta-feira
A boa notícia para quem espera temperaturas mais amenas é que o frio começa a perder intensidade a partir desta quinta-feira (3). Com o deslocamento da massa de ar polar para o oceano, as mínimas sobem gradativamente, mas ainda amanhece gelado, com marcas entre -1°C e 4°C nas áreas altas do Oeste e especialmente do Meio-Oeste ao Planalto Sul. Há previsão de geada isolada nestas regiões.
Cidades do Norte com temperaturas mais elevadas
Enquanto boa parte do estado enfrentou geada, municípios como Jaraguá do Sul (9,04 °C), Corupá (7,38 °C) e Schroeder (9,34 °C) tiveram amanhecer frio, mas sem registros de temperaturas negativas, graças à cobertura de nuvens e precipitação fraca que amenizaram o resfriamento noturno.
📲 Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br